sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Seminário sobre Viabilidade de implantação de cursos noturnos na UnB - Ceilândia - 21/08/2025

No dia 21 de agosto de 2025, às 19h, foi realizado no Auditório Clélia Parreira da Faculdade de Ciências e Tecnologias em Saúde (FCTS) o Seminário sobre a Viabilidade de Implantação de Cursos Noturnos na UnB Ceilândia. 
O evento foi organizado pelo Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia (Cepafre), pelo Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor (Mopocem), pelo Movimento por uma Universidade Pública em Ceilândia (Mopuc), pelo Pós-Populares, pelo Grupo Consciência, pelo Instituto Cultural Menino de Ceilândia, pelo Ferrock, pelo Movimento Salve a aris JK/Rio Melchior e pelo Comitê Popular de Lutas Pe. Antônio. 
A mesa de abertura foi coordenada pelo professor Erlando Rêses e composta pelo professor João Paulo Chieregato, diretor da FCTS; pelo professor Tiago Araújo Coelho, decano de graduação; pela professora Liliane Campos Machado, diretora da Faculdade de Educação; por Beatriz Nobre, estudante do curso de Farmácia; pelo professor Rodrigo Teixeira, representando o Sindicato dos Professores no DF; pela professora Luiza de Marilac Meireles, representando a Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB); e por Pedro Lacerda, representando o movimento social de Ceilândia. 



Em um segundo momento, teve início a mesa temática, coordenada pela professora Vilma Cavalcanti e integrada pela professora Eliceuda de França e por Viridiano Custódio de Brito. Os dois convidados discorreram sobre a luta histórica dos movimentos sociais de Ceilândia por uma  universidade pública na cidade.
Logo após, ocorreu um rico debate entre os participantes, que destacaram unanimamente a importância da implementação de cursos noturnos no campus Ceilândia. Ressaltou-se que as cidades de Ceilândia, Samambaia, Sol Nascente/Pôr do Sol e Taguatinga reúnem uma população de quase um milhão de habitantes. Muitos jovens dessas localidades precisam conciliar estudos e trabalho, daí a necessidade premente de ofertar cursos noturnos na UnB Ceilândia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Setembro: um mês de memória, luta e celebração no CEPAFRE

  Setembro é um mês especial para o CEPAFRE e para todas as pessoas que acreditam na educação popular como caminho de transformação social....