domingo, 2 de maio de 2021

Paulo Freire - Grande Educador do Mundo - (02/05/2021)

Em 02 de maio de 1997, há exatos 24 anos, vítima de um infarto do miocárdio, Paulo Freire sai da vida terrena e entra para a eternidade como um dos maiores educadores do planeta. Reconhecimento merecido por sua influência no mundo, Paulo Freire foi declarado Patrono da Educação Brasileira em 2012, por meio da Lei nº 12.612, de 13 de abril de 2012, resultado de inúmeras premiações e títulos de doutor honoris causa de várias universidades mundo a fora. De acordo com o site do Instituto Paulo Freire, uma pesquisa realizada pelo professor Elliot Green (London School of Economics) indica que Paulo Freire é o terceiro pensador mais citado do mundo em trabalhos acadêmicos de universidades na área de humanas. O brasileiro foi mencionado 72.359 vezes. O filósofo Thomas Kuhn está em primeiro lugar, com 81.311 citações, e logo em seguida o sociólogo Everett Rogers, com 72.780.

Paulo Reglus Neves Freire (1921 - 1997)

Neste ano em que completaria 100 anos no dia 21 de setembro, nosso mestre e educador, continua vivo em nossas práticas pedagógicas e tem sido homenageado de diversas formas nacional e internacionalmente e, por essa razão, o Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia (Cepafre) se integrou à Campanha Latino-americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire, que é organizada pelo CEAAL em aliança com diversos movimentos sociais e coletivos que foi lançada em julho de 2019 como forma de se contrapor à ofensiva ideológica contra o pensamento crítico de Paulo Freire em defesa do seu legado. Para mais informações sobre a Campanha do Centenário, acesse: https://www.facebook.com/paulofreirevive.
Em 2020, o Cepafre realizou, em setembro, o mês "Esperançar com Paulo Freire" com três atividades organizadas pela entidade em parceria com o GTPA-Fórum EJA/DF.  Em decorrência da Pandemia do Coronavírus, as atividades foram realizadas de forma virtual na plataforma Google Meet, algumas com transmissão ao vivo pelo Youtube. A primeira atividade foi no dia 8/09, Dia Mundial da Alfabetização e, na ocasião, lançou o caderno Alfabetizar é Libertar, organizado por Maria Madalena Tôrres, Gilberto Ribeiro do Nascimento e Danielle Estrela Xavier, associados do Cepafre. A segunda atividade foi um encontro do Cinepopular – conhecimento e audiovisual, realizado no dia 15/09 com o debate sobre a última entrevista de Paulo Freire, parte I e II. A terceira, foi no dia 19/09 com a participação de mais de 30 representações de organizações e pessoas da comunidade que foram homenageadas pelo Gabinete do Deputado Chico Vigilante (PT-DF) com a concessão de um certificado em reconhecimento às suas ações que mantém viva a pedagogia libertadora de Paulo Freire no DF e no Entorno.

Como pode ser acompanhado neste Blog, outras atividades e ações se seguiram no ano de 2020 e estão sendo realizadas em 2021 em decorrência da Campanha do Centenário de Paulo Freire, o Cepafre tem participado como oportunidade de formação de seus associados e educadores, uma vez que a suspensão de atividades presenciais e distanciamento social, não permite a realização do trabalho de alfabetização nos Círculos de Cultura tão caro ao Cepafre. Assim que houver a oferta da vacina para todos e se tenha segurança sanitária para retorno das atividades presenciais, o Cepafre retomará a abertura e funcionamento das turmas de alfabetização e formação presencial, na esperança de reencontrar as pessoas que desejam continuar esse belo trabalho. 

A Educação Libertadora de Paulo Freire nos ensinou a seguir em frente, na luta organizada por um país melhor em que se garanta a educação como direito fundamental e que os trabalhadores e as trabalhadoras tenham condições dignas de trabalho, educação, saúde, moradia, segurança, lazer, transporte e outros direitos necessários à vida humana. Viva Paulo Freire!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro presencial Rodas de Conversas em Alfabetização Popular – 04/05/2024

Na tarde de sábado (04/05/2024) ocorreu o encontro presencial “Rodas de Conversas em Alfabetização Popular – Socialização de Experiências em...