segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Campanha Latino-americana e Caribenha em defesa do legado de Paulo Freire - 2021

A Campanha Latino-Americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire é organizada pelo Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL) em aliança com diversos movimentos sociais e coletivos. Foi lançada em julho de 2019 como forma de se contrapor à ofensiva ideológica contra o pensamento crítico de Paulo Freire e defender seu legado. Desde então, o Cepafre e o GTPA-Fórum EJA/DF participam efetivamente das atividades e procura colaborar na coordenação de algumas ações. Para mais informações, acesse:

Neste ano comemoraremos o Centenário de Paulo Reglus Neves Freire, nascido em 19 de setembro de 1921 em Recife – PE. Foi Educador e Filósofo brasileiro. Inúmeras são as atividades já desenvolvidas durante este ano, vasto calendário de ações/atividades em andamento e agendadas para momentos futuros no Brasil e em vários outros países. O legado de Paulo Freire cada vez mais aflorado, e se encaixa perfeitamente em tempos atuais. É de fundamental importância para os enfrentamentos às políticas e ideologias políticos/partidárias/religiosas vivenciados no Brasil em inúmeros países.

Destacaremos alguns pontos, que nos remetem ao reconhecimento à grande importância de Paulo Freire à Educação. Possui em torno de 35 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e América; e recebeu diversos galardões como o prêmio da UNESCO de Educação para a Paz em 1986. Em 13 de abril de 2012 foi sancionada a Lei nº 12.612 que declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira. Segunda uma pesquisa envolvendo três estados brasileiros, Paulo Freire é o nome de escola mais comum, dentre inúmeras publicações de livros e demais ações.

Várias Atividades estão organizadas para a Comemoração dos 100 anos de Paulo Freire. Estas vem acontecendo através da utilização das novas tecnologias, Reuniões, Encontros, Debates, Plenárias, Formações no modo virtuais.

Sendo assim, acompanhe, participe e proponha atividades sobre Paulo Freire, Educação Popular e luta dos movimentos sociais que tenham como princípios a Educação Libertadora.

Vejam a seguir algumas atividades e produções realizadas com a participação do 

Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho desempenhado. Ainda bem que tem grupos como vocês que alimentam o verbo "Esperançar" em nosso contexto histórico atual.

    ResponderExcluir

Formação para alfabetizadores de jovens, adultos e idosos e aniversário de Madalena Tôrres - 27/04/2024

Na tarde de 27/04/2024, às 14h30min, foi realizado mais um encontro da formação inicial para alfabetizadores de jovens, adultos e idosos, co...