Na manhã de 27/06/25, sexta-feira, Maria Madalena Tôrres (integrante da Diretoria do Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia - Cepafre) e Alanna Valente(social-mídia) estiveram na atividade do 2º semestre do curso de Letras – Espanhol, do IFB Campus Ceilândia, na Disciplina Optativa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), turma da professora Juliana Parente.
O grupo de estudantes que as convidou, apresentou um trabalho sobre “As contribuições de Paulo Freire para Educação de Jovens e Adultos”, falando da vida e obra do Patrono da Educação Brasileira, bem como Patrono da Educação do DF.
Após a exposição, Madalena ponderou sobre outras contribuições do educador, contidas nas obras Pedagogia do Oprimido (1987) e na Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido (1997) e, para além da dualidade opressor/oprimido, discorreu sobre os conceitos de palavra geradora/tema gerador, ato limite, situação limite, inédito viável e, finalmente, enfatizou sobre o projeto de “Linguagem do cinema na alfabetização de jovens e adultos” e inclusão digital com o manuseio de tablets pelos alfabetizandos.
O debate foi significativo para toda a turma que se mostrou sensível e animada em compartilhar conhecimentos e, inclusive, suscitou em alguns, o desejo de aprofundarem mais de perto a pedagogia freiriana na formação que o Cepafre oferece no Projeto de Extensão da UnB.
Madalena agradeceu à Paula Veloso por fazer o convite ao Cepafre, a atenção e os mimos entregues à educadora. Agradeceu às professoras Juliana Parente e Marcela Fernandes, pela receptividade, ao grupo que se dedicou ao estudo de Paulo Freire, às alunas(os) que participaram da roda de conversa e tiveram atenção redobrada para cada pessoa que expressou alguma ideia, fez perguntas. Enfim, gratidão à Alanna Valente por fazer os registros em fotos, entrevistas e vídeos para a rede social do Cepafre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário