sexta-feira, 3 de maio de 2024

Curso de Formação Inicial de Alfabetizadores(as) e Educação de Jovens, Adultos e Idosos - 02/05/2024

Na noite de 02/05/2024(quinta-feira), às 19h18min, iniciou-se mais um encontro de formação inicial para alfabetizadores de jovens, adultos e idosos, com a condução da dinâmica a cargo de Madalena, que abordou a temática da coesão grupal e da valorização das qualidades individuais para a consecução de objetivos comuns, em despeito das imperfeições individuais. 
Às 19h25min, interrompeu-se brevemente para o intervalo destinado ao lanche, sendo retomado às 19h36min com uma exposição por parte de Madalena acerca de um texto sobre educação popular, solicitando que os participantes o lessem previamente em casa e preparassem questões para discussão. Ademais, foi ressaltada a relevância do livro de onde o texto foi extraído. Madalena também abordou a importância da correta utilização de acentos na língua portuguesa, sugerindo sua abordagem no processo de alfabetização, mediante a compreensão da sílaba tônica como um recurso facilitador. Recomendou, ainda, a simplificação da abordagem das complexidades matemáticas. 


Às 19h45min, a coordenação passou para Adriana, que discorreu sobre as origens da matemática, abordando o conteúdo de um texto presente no caderno de alfabetização, o qual abordava o surgimento da matemática na sociedade, em decorrência da necessidade de contabilização de bens e administração de terras e animais. Questionou-se a razão pela qual adotou-se o sistema decimal de contagem, e, em resposta, destacou-se a prática de contagem de base 10. Foi mencionado o uso das mãos como ferramenta para a contagem, bem como o emprego de pedras pelas sociedades antigas. A contribuição da matemática do Egito, centrada na contagem em dúzia, e das tribos de Madagascar, que introduziram o conceito de multiplicação por meio das mãos, foram igualmente abordadas e situadas geograficamente no mapa mundi por Madalena. 
Madalena instigou os participantes a refletirem sobre as razões para a escolha desse método de contagem pela sociedade, sendo atribuído tal fenômeno à influência da colonização portuguesa, conforme ressaltado por Cibele. Posteriormente, Madalena solicitou que alguém indicasse a localização da Arábia Saudita no mapa mundi. 
Adriana enfatizou a importância do uso do mapa como recurso didático, enquanto Madalena introduziu o uso da "sapateira" como instrumento para o ensino da matemática, enfatizando a compreensão da casa da unidade. Exemplificou-se a resolução de problemas utilizando canudos para representar as unidades, sendo também proposta a resolução escrita dos mesmos pelos participantes antes das aulas. Um alfabetizador foi convidado a esclarecer dúvidas em relação à operação matemática apresentada. A importância da compreensão das unidades e das dezenas foi reiterada por Adriana. 
Madalena sublinhou a necessidade de um ensino das operações matemáticas que permita aos alunos a descoberta dos conceitos, desencorajando o uso de métodos baseados em adivinhação, os quais não contribuem para o processo de aprendizagem. No encontro em questão, focou-se exclusivamente na adição, com a promessa de que a subtração seria abordada no próximo encontro.




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