terça-feira, 30 de abril de 2024

Curso de Formação Inicial - Passos Metodológicos da Palavra Geradora Comida - 29/04/2024

Na noite de 29/04/2024 (segunda-feira) ocorreu Curso de Formação Inicial com o objetivo de desenvolver a oficina com os Passos Metodológicos da Palavra Geradora Comida. 
Primeiramente, foi lido do Diário de bordo, logo após Madalena pediu a todos que lanchassem e retornassem à sala em 15 minutos.
 Ao retornarem, Madalena começou solicitando as palavras formadas em casa, todos foram ditando como se escreve e dizendo o significado de cada palavra, quais sejam: Título (com o acento agudo já pesquisado), continuou registrando no quadro: Leite, Lote, Tule, Talita, Lolita, Tela, Tala, Tita, Tatá, Teto, Lula, Tutu. Após o registro leu as palavras formadas com todo grupo e perguntou: quantas palavras formamos? 13, quantas palavras tem duas sílabas? 10. Quantas palavras têm três sílabas? 2. Essas duas palavras são nome de objetos ou de pessoas? De pessoas. Qual o nº da casa de vocês? Todos foram falando e indicando as representações com os numerais sobre a mesa. 
Madalena afixou o 1º cartaz da palavra geradora COMIDA, contendo o desenho e a palavra. Perguntou se todos elaboraram perguntas para o debate da palavra Comida. A maioria elaborou perguntas para o nível do grupo de cursistas, mas Madalena ponderou que as perguntas deveriam representar a realidade dos alfabetizandos com a linguagem adequada à compreensão deles. 



Surgiram questões sobre o preço da comida, se o salário-mínimo dá para comprar o que é preciso à sobrevivência e disseram que não, muitas vezes o dinheiro não dá para comprar os remédios, às vezes fica uma conta ou outra para pagar depois. 
Perguntou o que podemos fazer para melhorar a alimentação de todos. Chegamos à horta de fundo de quintal ou horta comunitária, após o debate apresentou o 2º cartaz com a palavra COMIDA, leu com todos e indagou sobre quantos movimentos fazemos na boca para formar a palavra COMIDA, disseram 3, indicaram o numeral 3 para representá-la. Logo afixou no quadro o cartaz com a palavra separada:
    CO MI DA 
Prosseguiu com a leitura da palavra já separada com cada cursista, alternando com leitura coletiva. Disse aos cursistas que as palavras também têm família e perguntou a quantidade de pessoas que compõem a família. Cada pessoa foi falando. Então, Madalena questionou qual a família maior? Qual a família maior? Foram ao quadro e representaram com os numerais.]
CO MI DA

Leu com todos as quantidades correspondente às famílias: 3, 4, 5, 9, 10, 12. 
Apresentou o 5º cartaz:  
CA                CO CU
MA ME MI MO MU
DA  DE  DI  DO DU 

Solicitou que um cursista identificasse no cartaz a palavra estudada. Duas pessoas se levantaram para ler a palavra COMIDA e identificaram corretamente. Madalena orientou que começará pela forma como a palavra está escrita em caixa alta. 
Após a leitura, passou a ler a ficha de descoberta, ou seja, as famílias silábicas e conheceram a família do CO, do MI e do DA. Dando prosseguimento, Madalena pediu que mostrassem alguma palavra descoberta nas famílias da palavra e os cursistas foram se levantando e mostrando as “Palavras do momento”, quais sejam: COMIDA, MACA, COCO, COCA, MUDO, MUDA e COMO. 
Continuou lendo com a turma as famílias na posição horizontal, vertical e alternada. Entregou-lhes a ficha de descoberta em miniatura, a fim de que formassem palavras. Dessa maneira, formaram várias palavras: MACUCO, DOMINO, MIMO, DEDO, COMO COCADA, DADO, COMODO, CADA, COCADA DE COCO, CAMADA, CAMA. 
Madalena leu com todos as palavras grafadas corretas e corrigiu as palavras COMODO – CÔMODO (espaço da casa), DOMINO – DOMINÓ (jogo) e as registrou em letra cursiva. 
Recomendou a todos os cursistas que sobre mesa do alfabetizador/a deve conter um dicionário para confirmar a escrita correta das palavras e as fichas com os numerais. 
Finalmente, perguntou quantas palavras formaram? Quantas com duas sílabas e com três sílabas? Todos demonstraram com canudos e com a representação dos numerais. 
Perguntou se sabiam representar quantas pessoas almoçam e jantam em casa todo dia e os preços dos alimentos. 
Encerrou o encontro solicitando a todos que lessem a recomendação que está disponível na programação do curso, para o dia seguinte.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cepafre marca presença no Simpósio das Licenciaturas do UDF

  No último dia 17 de novembro, o Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia (Cepafre) participou do Simpósio das Licenciaturas do Centro ...