Na noite de 07/07/23, de 19 às 22h, em prosseguimento à Formação Continuada no Projeto de Extensão do DEX/UnB, “Alfabetizadores de Jovens, Adultos e Defesa da Democracia”, sob a coordenação do professor Erlando da Silva Rêses (FE/UnB), em parceria com o Cepafre – Ceilândia ocorreu a apresentação e debate sobre o livro Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido, do autor Paulo Freire (1992), no auditório do Pólo de Extensão de Ceilândia na CNM 1 bloco E.
O encontro começou com a apresentação cultural de José Lucas e Célia Rabelo que dançaram um forró com a música de Gilberto Gil “Esperando na janela”, lançada no ano de 2000, visto que esse encontro também teve a temática cultural e comidas típicas de Festa julina, painéis e mural organizados por Magnólia Moura, Anderson Natanael e Carlos Eduardo.
Foram oito educadores(as) que apresentaram as temáticas referentes ao livro, das “primeiras palavras” até as “notas” finais sendo estes: Anderson Natanael, Célia Rabelo, Danielle Estrela, Ernandes Oliveira, Jacquilene Silva, Madalena Torres, Magnólia Moura e Monica Ribeiro.
Os apresentadores utilizaram metodologias de exposição em Ppt, cartazes, exposição e algumas questões direcionadas ao grupo. No debate houve inscrições de três em três, sendo que, cada participante poderia utilizar até dois minutos para perguntas, ponderações e comentários.
Após o final do debate, os participantes avaliaram sobre o amadurecimento do grupo e a evolução do aprendizado do pensamento freiriano desde o primeiro livro debatido, quais sejam: Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 1996 e; Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1968, do mesmo autor.
Nesse encontro, o Cepafre recebeu quatro participantes da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC): Professora. Drª Mariângela Graciano; Professora. Drª Maria do Socorro Nunes; Professora Marlete Fernandez; e o poeta Pedro Américo (esposo da professora Socorro Nunes).
Pedro Américo e Socorro Nunes presentearam o Cepafre com dois livros de poesia de suas próprias autorias.
O encontro contou ainda com três participantes do último curso de formação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), com dois alunos da Universidade de Brasília(Pedro Soares de Freitas e Mateus Santos, bolsista do Polo de Extensão de Ceilândia). Os demais são integrantes do grupo do Cepafre - Ceilândia, que sempre atuam com muito zelo e dedicação nas leituras que realizam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário