Carlos Rodrigues Brandão fez a sua passagem nessa terça-feira (11/07/2023) e descansa do sofrimento causado pela Leucemia. Tinha 83 anos, com formação em Psicologia, mestre em Antropologia e doutor em Ciências Sociais.
Escreveu mais de cem(100) obras e um de seus livros mais lidos por educadores e educadoras populares é “O que é o Método Paulo Freire”(1981). A interpretação do “método’ que Brandão trouxe como “Sistema Paulo Freire”, muito contribuiu para o trabalho de educação popular no Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia (Cepafre), no sentido de conhecer melhor a metodologia freiriana de alfabetização de jovens, adultos e idosos, objetivando colocá-la em prática.
Muitas vezes, integrantes do Cepafre tiveram a alegria de estar com Carlos Brandão em Seminários na UnB-DF, no Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos (Eneja) em 2005, no entorno de GO e no ano de 2006, no Mova -CE.
Brandão era um homem muito persistente e esperançoso e deixa um legado valoroso para a educação popular, pois sempre carregou consigo, o sonho freiriano de uma educação transformadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário