segunda-feira, 20 de julho de 2015

Tarde Formativa do Curso de Formação Política – (18/07/2015)

O MOPOCEM e a CONSULTA POPULAR, com o apoio do CEPAFRE, realizaram mais uma Tarde formativa no sábado (18/07), de 14 às 18h, no Auditório do Núcleo de Práticas Jurídicas – Ceilândia Centro.  O tema foi “Comunicação: Democratização da Mídia e formas alternativas de contraposição à mídia convencional”, proferido pelo professor Dr. Perci Coelho, da Universidade de Brasília.
Primeiramente, houve apresentação dos 36 participantes do encontro, depois Iris Pacheco apresentou o vídeo “Levante sua voz” do Intervozes sobre o poder da mídia, para despertar a atenção de todos sobre a temática em questão.
O professor Perci tratou dos seguintes pontos: 

  1. Fundamentos(Filosofia Moderna, Política, Método); 
  2. Mídia (Reflexão crítica, Contradições sistêmicas, Potencialidades emancipatórias) e; 
  3. Alternativas (Perspectiva da revolução informacional, Espaço/tempo/sujeito). Depois de abordados esses vários pontos, o grupo fez um lanche saudável à base de frutas.
Concluído o lanche, foram formados seis grupos, a fim de refletirem sobre algumas questões:

  1. Como nos enxergamos nos meios e comunicação atuais?; 
  2. Somos representados?;  
  3. O que podemos fazer para mudar esse cenário?; Como podemos tornar a mídia livre, democrática, justa e igualitária?
Quanto às primeiras questões, foi unânime a ideia de que não se veem representadas nos meios de comunicação, principalmente, em se tratando do movimento social, quase sempre que entrevistam pessoas do movimento, “do lado do bem”, estas aparecem na figura mítica do “herói”, com isolamento quase que total dos coletivos em que participam, isto quando não são ironizadas, como é o caso das lideranças de movimentos que lutam pela reforma agrária. Contudo, o povão em si, tem uma identidade com as novelas, com os programas que abordam violência e notícias de jornal. As notícias, por exemplo, parecem ser “verdades absolutas”, porque de tanto se repetir, ideologicamente, essas matérias, se tornam algo generalizado, para a opinião pública, um fato isolado, tem grande uma repercussão absurda.
Quanto às demais questões, as estratégias que surgiram foi de realizar mais encontros, debates, apresentar filmes sobre o assunto, além de fazer um levantamento das rádios comunitárias da cidade e encaminhar as pautas do movimento social. Foi apresentado um abaixo-assinado em papel para o Projeto de Lei da Mídia Democrática que também pode ser assinado via internet, no seguinte site Para Expressar a Liberdade.
O professor Perci Colelho, depois de responder e ponderar sobre as questões apresentadas pelos grupos, leu o poema ”Confronto” de Carlos Drummond de Andrade em homenagem à Ceilândia.
Foi feita a avaliação por todos que, unanimemente, expressaram que o debate foi qualificado e esclarecedor, assim como os grupos foram bem profundos em suas reflexões.
Além do grupo de Ceilândia, se fizeram presentes servidores da Fundação Banco do Brasil, do Plano Piloto, Recando das Emas, Samambaia, Sobradinho e Taguatinga – DF.
Participaram pelo CEPAFRE 7 pessoas.


        






Nenhum comentário:

Postar um comentário

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÃO (conforme o Art. 12 §4º do Estatuto do Cepafre) - 2024

Convocamos os associados e as associadas do Cepafre a comparecerem para a Assembleia Ordinária de eleição da Diretoria e do Conselho Fiscal ...