segunda-feira, 12 de maio de 2025

Formação Continuada com o tema "Alfabetização e Linguagem do Cinema" – 09/05/2025

Na noite da última sexta-feira, 09 de maio de 2025, às 19h, foi realizada mais uma edição da formação continuada, com foco na educação de jovens e adultos. O encontro teve início com a apresentação do livro "O cinema como linguagem na alfabetização de jovens e adultos trabalhadores", de Madalena Tôrres.
A introdução da obra foi apresentada por Suhellem Brasil e Pedro Lacerda. Suhellem iniciou falando sobre a biografia da autora, que, além de escritora, é professora e mestra. Em seguida, comentou sobre a parte inicial do livro, que aborda o cinema, a linguagem, a escrita e a importância das linguagens fílmicas no processo educativo de jovens e adultos.



Pedro Lacerda trouxe reflexões sobre o relato da alfabetização por meio do cinema, destacando sua relevância, os impactos gerados e conteúdos frequentemente abordados por professores nas escolas. O livro também trata do uso de filmes com temáticas sociais como ferramentas pedagógicas, além de abordar o trabalho desenvolvido pelo Cepafre e sua relação com a autora.
Vânia Castro apresentou o segundo capítulo do livro e compartilhou um episódio que a marcou: um momento da infância de Madalena, em que uma supervisora lhe dirigiu palavras afetuosas, ressignificando o sentido de seus ensinamentos. Vânia também falou sobre a importância do círculo de cultura e a influência do pensamento freiriano na trajetória de Madalena.
Ana Clara destacou o papel do diálogo nos círculos de cultura como chave para o processo de recepção. Para ela, esse espaço é essencial para que os participantes se reconheçam como parte do coletivo, favorecendo uma maior integração entre educador e educando.
Socorro Lima trouxe à tona as barreiras enfrentadas por Madalena ao longo de sua trajetória, como o racismo e o preconceito, que ainda marcam a realidade de muitos educadores e educandos.
A formação também trouxe reflexões sobre a educação como um processo contínuo: começa na alfabetização e se estende ao longo da vida. Aprender não tem idade — é uma construção constante.
O terceiro capítulo do livro discute a dinâmica das palavras geradoras e sua relação com a linguagem do cinema, propondo abordagens que partem da bagagem cultural dos educandos para explorar conteúdos de forma significativa.
O grupo reafirmou que o cinema é um recurso pedagógico poderoso, visto que, muitas vezes, os educandos se reconhecem nas histórias representadas pelos personagens dos documentários/filmes, o que fortalece o vínculo com o processo de aprendizagem.
Encerrando a noite, foi realizada uma dinâmica com balões e termos ligados à linguagem do cinema. Alguns participantes fizeram considerações finais sobre a temática discutida, abordando questões como o território, as relações interpessoais, o trabalho e os desafios cotidianos da educação de jovens e adultos.
A coordenação informou que todos podem ter acesso ao livro de Madalena, no item Publicações – Livros, a autora permite a impressão, pois o colocou no blog para domínio público.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exposição "Paulo Freire: Ontem, Hoje e Amanhã" é inaugurada na CLDF

Foi inaugurada no último dia 15 de setembro, na Galeria Espelho d’Água da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), a exposição "P...