segunda-feira, 12 de maio de 2025

Diálogo sobre Educação Popular e organização dos Movimentos Sociais em Ceilândia - Projeto de Extensão “Promotoras Legais Populares” - 10/05/2025

Na manhã do dia 10/05/25(sábado), ocorreu uma palestra com o tema Educação Popular e organização dos Movimentos Sociais em Ceilândia, no Curso de extensão da UnB - Promotoras Legais Populares - PLPs, coordenado pela professora drª, coordenadora do projeto, Lívia Gimenes da Faculdade de Direito -UnB, no auditório do Núcleo de Prática Jurídica que convidou Madalena Tôrres para tratar dessa temática no 3º encontro do curso.
No primeiro momento, houve apresentação das participantes, em seguida a professora Lívia apresentou a educadora popular Madalena Tôrres que se apresentou como integrante da Diretoria do Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia – Cepafre, formada em Filosofia com mestrado pela UnB e retornando ao Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor (Mopocem). Madalena também apresentou o presidente do Cepafre, Pedro de Oliveira Lacerda que a acompanhou nessa atividade. 



Madalena começou falando de sua própria experiência no início da alfabetização freiriana, como projeto de extensão da UnB, da contribuição que a igreja, o movimento dos incansáveis moradores de Ceilândia e a Pró-gente influenciaram na sua formação.
Em seguida, começou a apresentação em Ppt, sendo a primeira parte sobre sua experiência no Cepafre e a segunda no Mopocem com a finalidade de abordar a temática Educação Popular/Movimentos Sociais, apresentando os conceitos de Educação Popular trazido por Carlos Rodrigues Brandão em O que é o Método Paulo Freire Paulo Freire (1996) e O que é Educação Popular (2006).
Relatou sobre o histórico do Cepafre desde sua fundação em 2/9/1989; o Prêmio Andrés Bello - Educador do Continente (OEA), entregue a Paulo Freire – 1992 ; apresentação de emendas populares à LO/DF, Art. 225 e 45 das DT (Proalfa) - 1993; vinda de Paulo Freire à Ceilândia - 1996; Prêmio Medalha Paulo Freire do MEC ao Cepafre - 2005; primeira edição do Projeto Cine Popular - Conhecimento e audiovisual, com público de 80 a 140 pessoas por sessão - 2005; inovação do Projeto Cine popular/ Cinema como Linguagem na Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos - 2025.
Madalena ponderou que para funcionar o projeto, são necessários os apoios da Extensão da UnB, da Coordenação Regional de Ensino, com cessão de salas de aula; do Programa de Saúde Ocular e Cidadania do STJ; do GTPA/ Fórum-EJA; do Sinpro_DF e do Sindsep; recursos de emendas parlamentares dos deputados Chico Vigilante e Gabriel Magno, da Artcei-Ceilândia; da Casa de Cultura Telar e; associados, doadores, simpatizantes e voluntários. Mesmo com esses valiosos apoios, existe a dificuldade para fornecer o lanche para os alfabetizandos.
O resultado do trabalho é de mais de 16 mil alfabetizados, mais de 3 mil educadores formados e geração de demanda para continuidade dos alfabetizados no 1º Segmento da EJA, além da formação ocorrer em outras cidades do DF e do entorno. 
Quanto ao Mopocem, é um coletivo que integra pessoas de vários movimentos sociais de Ceilândia. Desde sua criação, em 11/11/2010, vem organizando debates, seminários, formação política e atos públicos, objetivando conscientizar a comunidade a buscar uma cidade mais autônoma, a fim de solucionar, coletivamente, os problemas sociais reivindicando políticas públicas a serem garantidas pelo poder estado. 
Suas principais pautas de luta são na área de Educação ampliar a oferta de vagas em creches para as crianças; promover Alfabetização de Jovens e Adultos Idosos Trabalhadores (AJAIT) e gerar demanda para a EJA; lutar pela oferta de vagas na Educação de Jovens Adultos e Idosos (EJA) para garantir a continuidade dos estudos; reivindicar a ampliação do atendimento ao Ensino Superior público/noturno na FCE/UnB. 
Na área de Saúde: luta pelo 2º Hospital de Ceilândia; Casa de Parto e Centro Geriátrico; luta por qualidade na Atenção Primária de saúde nas Unidades Básicas de Saúde (UBS); estratégia Saúde da Família: 1 médico, 1 enfermeiro, 2 técnicos enfermagem; Retorno imediato da Clínica Médica para o HRC; qualidade na Atenção Secundária: Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Policlínicas; participação efetiva no Conselho Regional de Saúde. 
O educador Pedro Lacerda falou da importância de lutarmos pelas questões ambientais em nossa cidade. Enfatizou que a Arie JK (Área de Relevante Interesse Ecológico), situada entre Taguatinga, Ceilândia, Samambaia e Sol Nascente/Pôr-do-Sol enfrenta sérios problemas, tais como: a criação de um novo bairro de alto padrão para quase 50 mil habitantes e a instalação de uma usina termoelétrica em Samambaia e Recanto das Emas, o que poderá causar a emissão de poluentes e a possibilidade de contaminação do solo, do ar, da água e comprometer a qualidade de vida da população destas cidades.
Ao final da apresentação surgiram várias questões sobre alfabetização, Método Paulo Freire, curiosidades sobre o educador Paulo Freire, diferença entre parque recreativo e parque urbano, revitalização e reclassificação do Rio Melchior de 4, para 2. Além disso, os palestrantes convidaram as participantes a conhecerem o Cepafre, o Mopocem e o Movimento Salve Arie JK/Rio Melchior e, pelo menos, 8 pessoas demonstraram interesse nessas ações.

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