No dia 30 de setembro de 2025, das 8h às 10h30, o Cepafre (Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia), realizou uma enriquecedora aula demonstrativa na Universidade do Distrito Federal (UNDF). A atividade foi voltada para os alunos do 3º semestre de Pedagogia, da disciplina “Orientações Metodológicas para Educação de Jovens, Adultos e Idosos”, ministrada pelo professor Robson Montgomery Ribeiro.
Simulando um Círculo de Cultura
A demonstração foi conduzida pela nossa coordenadora, Adriana Dias de Freitas, que simulou na prática um Círculo de Cultura. Utilizando "COMIDA" como palavra geradora, Adriana explorou os passos metodológicos:
· Apresentação do cartaz com a imagem que representava uma situação existencial, seguido de um debate sobre os significados da palavra "COMIDA";
· Exploração dos demais cartazes trabalhados no círculo de cultura;
· Apresentação do cartaz com as famílias fonêmicas das sílabas que compõem a palavra;
. E, por fim, escrita, leitura e correção colaborativa das palavras formadas pelos estudantes.
Compartilhando o trabalho do Cepafre
Em seguida, o presidente do Cepafre, Pedro Lacerda, compartilhou com os estudantes a história e o trabalho da nossa entidade. Ele destacou os projetos em andamento, com ênfase no inovador “A Linguagem do Cinema na Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos Trabalhadores”.
Pedro também apresentou os projetos futuros do Cepafre e fez um convite aberto a todos os presentes para que conheçam e, na medida do possível, participem das atividades promovidas pela entidade.
Um Momento de Troca
O evento foi um momento privilegiado de troca de experiências e uma oportunidade valiosa para demonstrarmos nosso trabalho em ação.
O Cepafre agradece profundamente ao Professor Robson Montgomery Ribeiro e aos seus alunos pela oportunidade e pela confiança, reafirmando seu compromisso com a disseminação da pedagogia freireana.
Gratidão a equipe do CEPAFRE por esse importante momento formativo. Os/as estudantes agradecem o privilégio de aprender com aqueles/aquelas que há muito tempo realizam esse belo trabalho com o Método Paulo Freire, alfabetizando e esperançado muitos jovens, adultos e idosos. Que essa seja a primeira de muitas outras boas parcerias.
ResponderExcluir