terça-feira, 1 de abril de 2025

Visita de Acompanhamento Pedagógico na Turma do Centro Teológico de Ensino e Pesquisa do Sol Nascente - Trecho 1 - 26/03/2025

Na noite do dia 26 de março (quarta-feira), das 19h às 21h30, ocorreu uma visita à turma do projeto Círculos de Cultura: Cine Popular e Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos, no Trecho 01 do Sol Nascente - DF. Esse projeto é fruto de uma parceria entre o Cepafre e a Casa de Cultura Telar.
O alfabetizador Goete Pires chegou ao Centro Teológico com trinta minutos de antecedência para organizar a sala e preparar a apresentação do filme. O presidente do Cepafre, Pedro de Oliveira Lacerda, auxiliou na montagem dos equipamentos. Como o espaço estava sem acesso à internet, o filme já havia sido previamente baixado no computador. Às 19h45, teve início a exibição do curta-metragem Ao Meu Lado, dirigido por Tarcísio Lara Pulati (Brasil, 2014).

Ao final da sessão, o educador Goete promoveu uma roda de conversa para discutir as impressões sobre o filme. Os participantes afirmaram ter gostado, mas criticaram uma das personagens, que sempre carregava uma Bíblia, mas não demonstrava empatia pela vizinha, chegando a ignorar seu cumprimento matinal. Segundo eles, "não adianta viver com a Bíblia na mão e agir de maneira errada". A discussão abordou o papel da religião, destacando que ela deve promover o amor, a igualdade, o respeito e a solidariedade, e não incentivar preconceitos e desigualdades.
Durante a visita, Goete apresentou Maria Madalena Tôrres, integrante da Diretoria do Cepafre e sócia fundadora da instituição. Ela compartilhou sua experiência com o projeto Cine Popular, ressaltando que um dos frutos desse trabalho foi a publicação de seu livro O Cinema como Linguagem na Alfabetização de Jovens e Adultos Trabalhadores (2018).
Madalena também interagiu com os alfabetizandos, perguntando se lembravam o nome do filme. Como ainda estão no início do processo de alfabetização, alguns tiveram dificuldade em recordá-lo. Para reforçar a aprendizagem, escreveram juntos o título no quadro, em letras maiúsculas e cursivas.
A turma também analisou aspectos da ambientação do filme. Notaram que a história não era "muito moderna", pois incluía elementos como telefones com disco de discagem, fogões de duas bocas, lamparinas, uma Kombi antiga e móveis que remetiam a épocas passadas. O grupo também refletiu sobre a linguagem cinematográfica, discutindo o uso da iluminação, do silêncio e da trilha sonora para construir a narrativa. Foi-lhes informado que o curta-metragem é uma produção nacional lançada em 2014.
Ao final do debate, foi servido um lanche aos participantes, composto por fruta, bolinho, suco e chá.
Essa turma é financiada com recursos de emenda parlamentar, liberados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do GDF. Os recursos são repassados à Casa de Cultura Telar, localizada no Condomínio Vila Basevi, em Sobradinho - DF, e a execução é realizada pelo Cepafre - Ceilândia, com apoio do Centro Teológico de Ensino e Pesquisa e da Faculdade de Educação da UnB (FE/UnB).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visita de Acompanhamento Pedagógico na Turma do Centro Teológico de Ensino e Pesquisa do Sol Nascente - Trecho 1 - 26/03/2025

Na noite do dia 26 de março (quarta-feira), das 19h às 21h30, ocorreu uma visita à turma do projeto Círculos de Cultura: Cine Popular e Alfa...