terça-feira, 1 de outubro de 2024

Homenagem ao Incansável Euripedes Camargo - 28/09/2024

No dia 28 de setembro de 2024, às 15h, foi realizada uma emocionante homenagem a Eurípedes Pedro Camargo, que foi idealizada pelo Centro de Memória Viva e coordenada pela Prof.ª Dra. Eliene Novaes, e, em Ceilândia, teve a contribuição  da  professora Magnólia Moura e  com o apoio dos Movimentos Populares e Culturais da região.
O evento, realizado na Escola Parque Anísio Teixeira, reuniu uma vasta gama de pessoas que fizeram parte da trajetória de Eurípedes que reconhecem seu papel fundamental no desenvolvimento das lutas populares da cidade.
Ao adentrarem no auditório, os participantes foram recebidos com dois presentes especiais: um cordel intitulado "O Incansável Eurípedes Camargo", escrito pelo poeta cordelista Donzílio Luiz de Oliveira, e o livro "Ceilândia, Ontem, Hoje e Amanhã...", uma obra de cunho coletivo que reflete sobre a história e o futuro da cidade. 
Eurípedes Pedro Camargo teve uma atuação marcante no Coletivo da Associação dos Incansáveis Moradores de Ceilândia. Sua dedicação foi um pilar na construção de uma sociedade mais justa, baseada no fortalecimento da consciência de classe e no incentivo à educação. Sempre empenhado em motivar a população a estudar e se conscientizar de seus direitos, ele acredita firmemente que o conhecimento é a chave para a transformação social. Sua presença no Centro de Educação Paulo Freire foi notável, sendo uma referência pelos valores que transmite, inclusive fortalecendo à instituição e mantendo vivo o legado de Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira e do DF. 


O encontro em sua homenagem foi marcado por diversas atividades culturais que contou com a presença da cerimonialista Maria Aparecida Vieira, que conduziu a cerimônia com maestria e sensibilidade, proporcionando fluidez e um clima acolhedor. Entre as apresentações, destacaram-se as performances musicais de Débora Zimmer e seu irmão Neno, além de Rivaldo Santana. O poeta cordelista Donzílio Luiz de Oliveira também foi homenageado, com seu poema interpretado de forma emocionante por Ruiter Lima. Homenagens carinhosas e falas emocionantes foram proferidas ao longo da tarde, exaltando a pessoa de Eurípedes e sua trajetória incansável na luta pelos direitos à moradia e pela dignidade do povo de Ceilândia. As memórias afetivas e os depoimentos dos presentes destacaram sua influência profunda na vida das pessoas e seu papel como um líder comprometido com a justiça social.
A mesa do evento foi composta por figuras de relevância histórica para a comunidade. Além do próprio Eurípedes estavam presentes, sua esposa, Laurie Miller Camargo, a professora Maria Madalena Tôrres, representante do Centro de Educação Paulo Freire (CEPAFRE), a senhora Marcionila Lúcia da Silva, representante da Associação dos Incansáveis Moradores de Ceilândia, Viridiano Brito, representante da Associação Comunitária da Expansão do Setor “O”,  Ary de Barros, representante do FERROCK, Gilbderto Ribeiro, representante do Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor (MOPOCEM), professor Nelson Moreira Sobrinho, presidente do Partido dos Trabalhadores(PT) de Ceilândia e Geraldo Silva representante da extinta Pro-gente. Todos trouxeram as suas vivências e experiências, reforçaram o legado que permanece em atividade. Os discursos foram emocionantes e pontuaram o impacto que Eurípedes teve não só no âmbito pessoal, mas também no coletivo, reforçando a importância da luta social. 
O ponto culminante da homenagem foi a entrega da placa comemorativa a Eurípedes Pedro Camargo, feita pelas mãos do deputado distrital Gabriel Magno e da Dona Branca, uma das incansáveis moradoras de Ceilândia, em reconhecimento à sua contribuição para os movimentos sociais e para a Educação Popular. Após esse momento solene, os presentes participaram de uma sessão de fotos e autógrafos com o homenageado, eternizando essa ocasião especial. 
O auditório estava completamente lotado, com a presença de amigos, familiares e companheiros de luta de Eurípedes. Entre os presentes, destacaram-se importantes figuras políticas, como os deputados distritais: Max Maciel, Chico Vigilante, Gabriel Magno, a deputada federal Érica Kokay, o deputado federal Reginaldo Veras e Leandro Grass, presidente do IPHAN, além de vários companheiros de Movimentos Populares, do Partido dos Trabalhadores (PT), que fizeram questão de marcar presença para celebrar a vida e o legado de Eurípedes. 



Também esteve presente Jacy Afonso, atual presidente do Partido dos Trabalhadores no Distrito Federal, reforçando o compromisso do partido com a continuidade das lutas e ideais que Eurípedes sempre defendeu. 
Agradecimentos especiais à presença dos associados e associadas do Centro de Educação Paulo Freire (CEPAFRE): Edmilson Melo, João Break, Nina Fernandes, Pedro Lacerda e Waldek Batista, ao alfabetizador Goete Borgonha e a alfabetizadora Maria do Socorro de Jesus Lima.
A organização do evento foi impecável. O ambiente estava bem-preparado e acolhedor, refletindo o carinho e o respeito dedicados à figura de Eurípedes. O coquetel, cuidadosamente organizado pelos companheiros dos Movimentos Populares e Culturais da região, foi um dos momentos altos do encontro, proporcionando uma atmosfera de confraternização e celebração da vida e do legado do homenageado.
Esse evento não foi apenas uma homenagem, mas também uma reafirmação da importância da luta por justiça social e igualdade, princípios que sempre guiaram a vida de Eurípedes Pedro Camargo e continuam a inspirar gerações de lutadores sociais em Ceilândia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem ao Incansável Euripedes Camargo - 28/09/2024

No dia 28 de setembro de 2024, às 15h, foi realizada uma emocionante homenagem a Eurípedes Pedro Camargo, que foi idealizada pelo Centro de ...