sábado, 27 de abril de 2024

Curso de Formação Inicial de Alfabetizadores(as) e Educação de Jovens, Adultos e Idosos - 26/04/24

Na noite de 26/04/2024(sexta-feira), às 19h12min, a coordenadora Madalena Tôrres deu início às atividades, seguida pela intervenção da professora e pesquisadora Márcia Castilho, que realizou uma breve apresentação sobre sua trajetória acadêmica, discorrendo acerca de sua pesquisa atual. Subsequentemente, uma dinâmica foi conduzida, na qual os participantes saudaram um boneco representativo de Paulo Freire. Após esta atividade, os convidados foram incentivados a interagir com seus pares, seguido de um intervalo para lanche.
Às 19h35min, o grupo retornou ao Círculo de Cultura, sendo introduzido pelo coordenador Pedro Lacerda, que iniciou uma explicação sobre o conceito e a dinâmica deste círculo. Ele abriu espaço para o debate, durante o qual emergiu a questão central: o que constitui o sujeito? O grupo de cursistas respondeu, consensualmente, que o sujeito é aquele que exerce ação e protagonismo.
O Círculo de Cultura foi então concebido como um encontro de sujeitos culturais, promovendo a convivência em grupo com respeito às diferenças e horizontalidade nas relações interpessoais. O conceito de cultura foi abordado em profundidade, com contribuições dos cursistas, destacando-se a linguagem como um elemento cultural primordial.



O debate sobre cultura foi enriquecido com uma definição do dicionário, elucidando exemplos para melhor compreensão. Aprofundando a analogia entre cultura humana e animal, o coordenador Pedro ampliou a discussão, enquanto a cursista Suhelem Brasil enfatizou a produção cultural como um fenômeno coletivo.
Na sequência, foram exibidos vídeos do documentário “Historias de um Brasil alfabetizado”, exemplificando círculos de cultura em prática, provocando reflexões sobre horizontalidade nas relações e o acolhimento dos “erros” como oportunidades de aprendizado, em consonância com os princípios freirianos.




A metodologia para trabalhar com os alfabetizandos foi então apresentada, envolvendo o uso de cartazes e a apresentação cuidadosa das palavras, além do estímulo à escrita pelos próprios alfabetizando. A importância da leitura conjunta entre alfabetizador e alfabetizando foi ressaltada, assim como a necessidade de pesquisa individual como parte do processo educativo.
O encerramento da sessão envolveu uma recapitulação sobre a confecção de materiais didáticos, destacando a importância da associação entre imagem e palavra, seguida pela progressiva eliminação das imagens para fortalecer a associação direta entre palavra e conceito. Também foram apresentadas estratégias para promover o debate em torno de palavras geradoras, visando à solução de problemas existenciais e ao estímulo à pesquisa autônoma, mas orientada dos alfabetizando.
O encontro encerrou-se às 22h com recomendação de leitura, conforme programação. 



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