Na tarde de quinta-feira (23/11/2023), às 13h30min, ocorreu uma reunião com a equipe da Diretoria de Educação Popular da Secretaria Nacional de Participação Popular, na presidência da República, no Centro de Capacitação e Desenvolvimento (Cecad), St. de Garagens e Manutenção Norte – Brasília/DF. A professora Maria do Carmo recebeu os convidados e apresentou o diretor Pedro Pontual que falou dos objetivos da Secretaria com foco de trabalhar com a participação social, educação popular e orçamento participativo e que em cada ministério tem um assessor de participação popular para discutir e encaminhar a temática.
Maria do Carmo
falou do objetivo de realizar 5 (cinco) seminários regionais, a fim de
construir um fórum de educadores populares no Brasil,objetivando encaminhar os
três objetivos da Secretaria.
Em seguida, abriu para as apresentações dos participantes e suas respectivas organizações/entidades. As primeiras a se apresentou foram as professoras Rosylane Doris de Vasconcelos e Maria Osanete de Medeiros pela Cátedra Paulo Freire da FUP/UnB- Planaltina. As professoras da FUP apresentaram um E-book e a história da cátedra, criada em 2021, seguida pelo Pe. Gabrielle que apresentou a história do MEB, Maria de Lourdes Pereira(Cedep), Madalena Tôrres/Waldek Batista (Cepafre), Cláudia Regina (Nação Zumbi), Paulo Kermes (Instituto Castejon), entre outros.
Finalmente, após ponderações e sugestões dos participantes sobre o tema educação e participação popular, Maria do Carmo sugeriu formar um grupo de WhatsApp, organizar vídeos sobre história e memória da educação popular, mapeamento coletivo das organizações populares, para organizar os seminários presenciais, a fim de preparar as bases para concretização dos projetos. Participaram pelo Cepafre: Gilberto Ribeiro do Nascimento, Maria Madalena Tôrres e Waldek Batista dos Santos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário