Na tarde de sábado (25/11/2023), às 15h, ocorreu a atividade coletiva dos grupos de Extensão: Formação de Alfabetizadores de Jovens, Adultos, Idosos e Defesa da Democracia e o Pós-Populares, com o tema Democracia e Práxis em Paulo Freire, proferido pelo Professor Dr. Erlando da Silva Reses (FE/UnB), no auditório do Polo Regional de Extensão de Ceilândia, na CNN 01 Bloco E – Ceilândia Centro.
O professor Erlando trouxe para reflexão sete obras do educador Paulo Freire, objetivando desenvolver o tema proposto, quais sejam: a) Pedagogia da Autonomia – Saberes Necessários à Prática Educativa, 25ª ed. RJ: Paz e Terra, 1996; b) Política e Educação – Questões da nossa época, 5ª ed, São Paulo: Cortez, 2001; c) Medo e Ousadia – O Cotidiano do Professor. 11ª ed. RJ: Paz e Terra, 1986; d) Professora sim, tia não – Cartas a quem ousa ensinar. 14ª ed. SP: OlhoD’Água, 2003; e) Pedagogia do Oprimido. 17ª ed, 23ª reimpressão. RJ: Paz e Terra, 1987; f) Ação Cultural para a Liberdade, ensaios. – 5ª. ed - São Paulo: Cortez, 2001. (Coleção Questões de Nossa Época; v.23); g) Extensão ou comunicação. 7ª edição, RJ: Paz e Terra, 1983.
Essas obras demonstraram o quanto Paulo Freire prezava pelo tema democracia e praxis e os contraries à democracia como preconceito contra igrejas frequentadas por negros, a imcompetência que a sociedade atribui aos negros no mercado de trabalho e da adversative “mas”, para dizer que em Pedagogia da Autonomia, que Madalena é negra, mas é competente, se fosse Célia de olhos azuis, sugere-se que poderia dispensar a adversativa “mas”. Com isso, Freire faz muitas ponderações sobre questões de democracia, racismo e práxis. E avança trazendo a seguinte questão:
Um outro sonho fundamental que se deveria incorporar aos ensinamentos das Cidades educativas é o do direito que temos, numa verdadeira democracia, de ser diferentes e, por isso mesmo que um direito, o seu alongamento ao direito de ser respeitados na diferença. (FREIRE, P. Política e educação – 5. ed - São Paulo, Cortez, 2001, p. 14).
- Superioridade em relação a outras culturas;
- Comportamento preconceituoso e xenófobo (aversão ao estrangeiro);
- Ideologia ultra conservadora e extremismo;
- Fundamentalismo religioso;
- Ódio ao comunismo, à esquerda e ao feminismo;
- Imigrantes, negros, judeus, mulçumanos e LGBTQIPN+ são ameaça à tradição, ao estilo e padrão de vida;
-“Vidas brancas importam” (EUA);
- Superioridade da raça branca;
- Governos totalitários e ditatoriais;
- Violência policial como única solução para problemas sociais;
- Soluções simples para problemas complexos;
- Ações antidemocráticas e contra os Direitos Humanos;
A participação do grupo foi excelente, muitas perguntas, polêmicas, ponderações e cada pessoa parecia ter um caso para contar com base na temática.
Ao final, o professor agradeceu aos participantes e entregou um caderno do ANDES com o título: Cartilha de combate ao Racismo, produzida pelo Grupo de Trabalho de Políticas de Classe, questões Étnicos-raciais. Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS).
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