Na tarde de sábado (1º/04/2023), de 14h30min às 16h30min, no pátio da Escola Classe 45, localizada na EQNP 12/16 Área Especial do Setor P Sul, aconteceu a reunião do Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor (Mopocem), a fim de discutir as seguintes pautas: a) Projeto do Meio Ambiente; b) Informes da Reunião com o Administrador. Edmilson Melo Silva coordenou a reunião, com relatoria de Gilberto Ribeiro do Nascimento, e participação de: Ivanete Silva Santos(coordenação), dos associados do Cepafre Alisson Costa, Sandra Cordeiro e Viridiano Custódio de Brito, Érica W. de Souza Alves, Marineide Pereira Garcia, Denilson Mendes de Castro e Fernando Tiago S. Santos.
Após a autoapresentação dos presentes, o professor e diretor da EC 45, Fernando Tiago de Sousa Santos falou sobre o projeto “Ceilândia, Sol Nascente e Pôr do Sol Sustentáveis” - CSP Sustentável, que tem como objetivo geral proporcionar o conhecimento e a conscientização das crianças/estudantes e comunidade escolar, acerca dos temas que envolvam o meio ambiente e cidadania, desenvolvendo a construção de atitudes para a preservação e com o desenvolvimento sustentável. O professor informou que essa proposta foi levada para a Coordenação Regional de Ensino de Ceilândia (CREC) e já foram realizadas atividades nas escolas com esse objetivo. No dia 15/03/2023 aconteceu em diversas escolas públicas de Ceilândia a Passeata da Sustentabilidade, e, para o próximo dia 12/04/2023, está programada a coleta de óleo de soja usado nas escolas. Todas as escolas deverão ter um recipiente para que os estudantes depositem o óleo de soja descartado e será trabalhado a questão do descarte consciente, uma vez que o óleo despejado na tubulação causa, além do entupimento das manilhas, o vazamento de esgoto a céu aberto. Essa será uma das ações entre outras que estão programas ao longo do ano.Prof. Fernando destacou ainda que a Ceilândia junto com o Sol Nascente e Pôr do Sol tem 97 escolas. É cerca de 1/5 de estudantes do DF, algo em torno de 100 mil estudantes. Diante desses dados alguns gestores de escolas de Ceilândia, especificamente do Setor P Sul elaboraram o projeto “Ceilândia, Sol Nascente e Pôr do Sol Sustentáveis” - CSP Sustentável, uma vez que existe no setor a usina de tratamento de lixo que há décadas espalha o mal cheiro na localidade. Nos dias mais quentes fica uma situação insuportável. Fernando levantou os seguintes questionamentos: “Por que temos que viver assim?”, “Será que a população de alguma forma deveria ser compensada?” Sugeriu que o IPTU fosse reduzido o valor ou então a construção de um parque arborizado em uma área abaixo do Setor P Sul. A proposta do projeto é dar visibilidade e sensibilizar a sociedade para a questão ambiental, ressaltou que e a parceria com os movimentos sociais é de fundamental importância. Diante de exposto a proposta também espera que em futuro próximo, diante de todas as mobilizações e ações se fazer uma abaixo-assinado com vista a um Projeto de Lei referente a temática ambiental/sustentabilidade.
A professora Érica ressaltou que o projeto é uma ação comum a todas escolas e tem um papel pedagógico fundamental de debater o Meio Ambiente para além das florestas, a sustentabilidade e consumo consciente para uma sociedade cooperativa solidária. A proposta é que ao invés de gerar lixo é gerar renda para as pessoas que realizam a coleta seletiva. Edmilson falou do Projeto da Petrobrás de preservação do Rio Melchior, tudo se conecta com a escola, de uma forma intersetorial.
Viridiano Custódio de Brito falou sobre sua participação na Conferência de Saúde da Região Oeste (Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol e Brazlândia), destacou que no turno matutino havia um número expressivo de participantes, os estudantes do IESB, no entanto no turno vespertino ficou esvaziado. O tema do evento foi: "A saúde que temos e a saúde que queremos", observou que aconteceu praticamente uma hegemonia dos gestores, com poucos usuários. Viridiano afirmou que fez uma proposta para ampliação da contratação de médicos, o fortalecimento das UBS e a contratação de especialistas na pediatria.
Outra proposta foi de cursos noturno na FCE/UnB, ampliação da rede dos CAPS. Foram eleitos 32 representantes, no entanto o Viridiano não conseguiu ser eleito. Sandra agradeceu ao professor Fernando a acolhida de sua filha, que a EC 45 tem um trabalho de excelência e humanizado. Alisson destacou da importância que a escola precisa dialogar com os movimentos sociais. Edmilson falou da reunião que aconteceu com o Administrador de Ceilândia em que ele e Ivanete estiveram presentes para apresentar o documento "Propostas Diversas do Mopocem".
Ivanete comentou sobre como foi a reunião com o Administrador de Ceilândia e, de certa forma, não foi dada a devida atenção para a questão cultural em relação ao Centro Cultural de Ceilândia. Edmilson informou que acontecerá outra reunião para concluir a exposição das propostas. Aconteceu o evento Câmara na Cidade (CLDF) em comemoração aos 52 anos da cidade.
No que se refere a Comissão de Defesa do Meio Ambiente - Codema, a Ivanete informou que é necessário avançar nas pautas ambientais, como a estrutura do Parque do Setor “O”, revitalização do Rio Melchior, coleta seletiva. É necessário criar a Codema/Ceilândia, já tem as entidades da sociedade civil, o Mopocem faz parte, a Administração é necessário fazer essa ação acontecer, uma vez que ela é o órgão público com essa prerrogativa. A reunião do Mopocem será marcada para o próximo mês para retomar as ações em curso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário