sábado, 1 de abril de 2023

1ª oficina de Formação do Projeto de Pesquisa da UnB “Memória e História da Educação de Jovens, Adultos e Idosos Trabalhadores – Pegadas de Paulo Freire”

Na manhã de sábado (01/04/2023), das 9h às 13h, na Casa do Professor, localizada no Campus Darcy Ribeiro (UnB), foi realizada a 1ª oficina de Formação do Projeto de Pesquisa da UnB “Memória e História da Educação de Jovens, Adultos e Idosos Trabalhadores – Pegadas de Paulo Freire”, sob a Coordenação geral da Profª Drª Eliene Novaes (FUP/UnB) e participação de 26 pessoas de diversos cursos e níveis acadêmicos.

Após a acolhida calorosa da professora Eliene, foi realizada a autoapresentação dos participantes: Ana Flávia (bibliotecária da BCE), Rafael Barcelos (bibliotecário da FUP - Planaltina), Beatriz (mestranda em Educação na FE/UnB), Leila Maria (professora voluntária da UnB e presidente do Cedep - Paranoá),  Ricardo (coordenador local do CMV no Cedep), Danielle Estrela (coordenadora local do CMV no Cepafre - Ceilândia), Maria Luiza P. Pereira (professora aposentada da FE e coordenadora do GTPA Fórum EJA-DF), Leandro (técnico administrativo da FUP); estudantes extensionistas de Ceilândia: Mariana Galvão (Terapia Ocupacional), Milena Pereira (História), Emanuelle  (Terapia Ocupacional), José Lucas Xavier (Filosofia) e Maria Monteiro (Biblioteconomia); estudantes extensionistas do Paranoá/Itapoã: Ruth Lima (Biblioteconomia), Geovana Ramos (Museologia), Bruna Santos (Arquitetura e Urbanismo), Jennifer Lorrane Ribeiro (Serviço Social), Marcelo (História), Maria Clara (Ciência Política); estudantes extensionistas de Planaltina: Franciele de Paula (Educação do Campo – Linguagens), Eliane de Jesus (Educação do Campo – Ciências), Alane (Biblioteconomia), Camila (Licenciatura de Educação do Campo) e Ana Beatriz. A atividade ainda contou com a participação virtual da Professora Margarida Machado da Universidade Federal de Goiás que está realizando seu Pós Doc na Itália. Outros colaboradores não puderam participar da oficina:  Professora Maria Auxiliadora (Nescuba), Ezequiel Neves, Michelle e Leonardo Lazarte. 


Após as autoapresentações, por ocasião da fatídica data que se remete aos tempos sombrios da Ditadora Militar, a professora Margarida Machado leu o texto “Um dia para não esquecer – Infelizmente não foi mentira”, que emocionou todos os presentes. Em seguida, Maria Luiza fez uma exposição sobre Paulo Freire e contextualizou a importância do projeto. Apresentou o Portal dos Fóruns de EJA, espaço de mobilização e articulação dos Fóruns estaduais e Distrital de EJA. Navegou pelo menu da Educação Popular, organizada por Osmar Fávero, que será totalmente migrado para a nova plataforma que está sendo desenvolvida pela projeto: Tainakan (software livre).  Em seguida, apresentou diversas bibliografias de Paulo Freire e de outros sobre pensadores que influenciam na Educação Brasileira e Internacional, para colaborar na compreensão do período que estamos vivendo e os riscos políticos que ainda estamos enfrentando.

Depois de uma pausa para o lanche, Beatriz coordenou o debate sobre o capítulo 2 do livro Arquivos do Mundo dos Trabalhadores, intitulado “Identificação de tipologias documentais em acervo dos trabalhadores”, autoria de André Porto Ancona Lopes. Cada participante falou sobre suas impressões do texto e apresentou seu questionamentos. Ana Flávia e Rafael, sanaram as dúvidas e, em seguida, entraram especificamente na apresentação do que será a plataforma a ser alimentada pelos extensionistas, após orientações nas oficinas.

Todo o projeto contará com a assessoria administrativa e financeira de Jaqueline, e as ações serão desenvolvidas em cima de 4 metas:

Meta 1 - Ampliação da organização e o acesso a acervos de memória e história da educação de pessoas trabalhadoras na perspectiva da defesa da emancipação pela educação”, com foco em três locais onde estão os principais acervos acumulados na história do DF: Cepafre (Ceilândia), Cedep (Paranoá) e FUP (Planaltina). 

Meta 2 - Reestruturação do Portal dos Fóruns de EJA, incluindo na nova configuração uma biblioteca digital, uma base de documentação e dados e um espaço de divulgação, mobilização e organização das lutas em prol da educação como direito de emancipação humana.

Meta 3 - Formação permanente em rede de pessoas e coletivos que atuam nos diversos movimentos sociais, produzindo práticas emancipatórias de produção de conhecimento, realização de intercâmbios de experiências e estudantes

Meta 4 - Elaboração de projeto arquitetônico de centro físico para o memorial Paulo Freire.

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