segunda-feira, 2 de maio de 2022

Formação Continuada de Alfabetizadores de jovens, adultos e Idosos - 29/04/2022

Na noite de sexta-feira (29/04/2022), às 19h, na sala do Cepafre, localizada o NPJ/UnB, ocorreu a reunião de formação continuada entre alfabetizadores e coordenação pedagógica do Cepafre. Waldek Batista, presidente do Cepafre, após o acolhimento dos presentes, conduziu as demandas administrativas e passou a coordenação para a Supervisora Pedagógica Madalena Torres, que propôs ao educador e diretor do Cepafre Silvan Neves que relatasse sobre o processo de busca ativa a formação da turma do CEF 404 de Samambaia. Ele relatou que tem sido um trabalho árduo, mas, sobretudo muito prazeroso, pois vem tendo um resultado positivo na busca ativa.

Waldek Batista e Yasmim Whitney relataram sobre suas experiências de acompanhamento pedagógico em algumas turmas chamando a atenção dos educadores sobre questões importantes sobre a metodologia de Paulo Freire. A Professora Madalena pontuou que é preciso conhecer o vocabulário do método do Paulo Freire para evitar essas alternâncias de alfabetizando para aluno, de encontro para aula, entre outros. 

Além disso, Waldek e Yasmim disseram que não pode haver distância entre o que aprenderam no curso de formação virtual, o que está descrito no caderno “Alfabetizar é libertar” e a prática e, para isso, sugeriram que todos busquem estudar mais, planejar, registrar e ficar atentos às orientações fornecidas nos encontros de formação.  

Yasmin frisou que devem ter mais atenção quando os alfabetizandos fizerem perguntas, a fim de ouvi-los e dar encaminhamento nas perguntas feitas. Madalena completou que o alfabetizador (a) e é o animador da turma. Continuou falando sobre o processo matemático e que, ao visitar as turmas, não está percebendo essa integração no Círculo de Cultura. Sugeriu ainda  aos alfabetizadores que confeccionem as fichas de números e garantam o processo de noções matemáticas no início da alfabetização, pois o objetivo é atender quem tem dificuldade e não se pode negar o conhecimento aos alfabetizandos. 

Sobre a turma da Glória, apenas foi citado sobre o comportamento de um dos seus alfabetizandos que é revoltado com a madrasta e o que ele mais gosta de fazer é tocar violão e cantar.

A educadora Marlete Fernandes falou da importância do planejamento, visando o melhor aproveitamento dos alfabetizandos no Círculo de cultura. Além disso, os orientou a estarem sempre anotando as informações importantes e pertinentes ao trabalho de cada um, para ajudá-los na condução do Círculo de Cultura.

Madalena perguntou aos alfabetizadores sobre a avaliação que eles teriam da reunião. Socorro disse que foi ótimo, Goete manifestou-se dizendo que sabe de tudo e que sempre pode ser um aprendizado. Madalena concordou com ele e citou algumas frases do Paulo Freire: “Não existe saber mais ou saber menos, existe saberes diferentes.”

“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”.

Por fim, Madalena anunciou a transição da coordenação, agradeceu por toda contribuição de Yasmin Whitney. Estiveram presentes na reunião: Goete Pires, Glória Fonseca, Lucas Estrela, Madalena Tôrres, Marlete Fernandes, Nelson Fernandes, Silvan Neves, Maria do Socorro, Waldek Batista e Yasmin Whitney.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reunião com a representação do Projeto Saúde Ocular e Cidadania no Superior Tribunal de Justiça (STJ) – 26/11/2024

No final da manhã de terça-feira, 26 de novembro de 2024, das 12h30 às 13h30, ocorreu uma reunião no Superior Tribunal de Justiça (STJ), com...