segunda-feira, 4 de abril de 2022

Reunião da Coordenação Pedagógica Coletiva das Turmas de Alfabetização do Cepafre - 04/04/2022

Na noite de 04/04/2022 (segunda-feira), às 19h45min., a Coordenação Pedagógica Coletiva esteve reunida para planejar o acompanhamento pedagógico das turmas de alfabetização de jovens, adultos e idosos do Cepafre, cronograma de visitas de segunda à quinta e formação permanente dos alfabetizadores que são realizadas às sextas-feiras. Estiveram presentes: Waldek Batista (presidente do Cepafre), Danielle Estrela (vice-presidente) e os associados do Cepafre Edmilson Melo, Gilberto Ribeiro, Marize Rocha e Nina Fernandes, que irão colaborar também nesse trabalho. Madalena Tôrres (Supervisora Pedagógica e membro da Diretoria) e Yasmim Whitney Benjamim (Coordenadora Pedagógica) não puderam participar e justificaram suas ausências.

Danielle iniciou a reunião acolhendo a todos e agradecendo a disponibilidade de cada um e cada uma em colaborar com essa demanda, pois é muito importante ter a inserção dos sócios nas ações da entidade e, de alguma forma, o trabalho fica melhor distribuído para que não pese apenas para alguns. Depois foi lido e esclarecido o arquivo do Planejamento dos encontros que serão executados pelos alfabetizadores seguindo as orientações do Caderno Alfabetizar é Libertar (2020) e do conhecimento acumulado do Cepafre ao longo desses 32 anos. Em seguida, foi trabalhado o arquivo do Relatório de Visita de Acompanhamento Pedagógico das Turmas. Foram abertas 4 turmas referentes ao projeto realizado em parceria com o Instituto Unibanco, em virtude do Edital de Fortalecimento Institucional, a saber: três em Ceilândia - CEF 19 (Ceil. Sul - Alfabetizadora Socorro Lima), EC 33 (Setor O - Alfabetizadora Glória de Fátima), e Instituto Nova Jerusalém (Setor PSul - Alfabetizador Goete Borgonha) - e uma no Sol Nascente - EC 66 (Trecho 3 - Alfabetizador Nelson Fernandes) e mais uma turma financiada por um dos associados do Cepafre, no CEF 404 de Samambaia Norte (alfabetizador José Lucas).

Entre outras questões, Gilberto ponderou, como já foi mencionado em outros momentos, que esses documentos e a visita in locus visam apenas colaborar com o trabalho do alfabetizador e não foram pensados para intimidar ou impor alguma coisa a eles. Nesse sentido, temos que ter muito cuidado e sensibilidade na forma de fazer as intervenções e as observações quando forem necessárias. Waldek também pontuou a importância de todos seguirem os princípios freirianos e conhecerem o Caderno para poder contribuir melhor nesse processo. 

Em seguida, Danielle, conduziu a elaboração do cronograma de visitas sendo que cada turma receberá uma visita por semana. Por fim, Danielle leu um texto que faz parte de um questionário elaborado pela estudante de Pedagogia da UnB, Maria Clara que entrevistou o Cepafre para apresentá-lo em sua disciplina de Educação de Jovens, Adultos e Idosos da FE/UnB. Às 21h15min., encerrou-se a reunião e Danielle postou no grupo da Coordenação o arquivo com a entrevista completa para conhecimento de todos e todas.

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