sábado, 26 de março de 2022

1ª Reunião presencial de Formação Continuada dos(as) alfabetizadores(as) e da equipe de coordenação pedagógica do Cepafre –25/03/2022

Na noite de 25/03/2022 (sexta-feira), nas dependências do Cepafre, ocorreu a 1ª reunião presencial de Formação Continuada dos(as) alfabetizadores(as) e da equipe de coordenação pedagógica do Cepafre, com a seguinte pauta:

1. Intensificação e finalização da busca ativa; gravação das mídias e divulgação das turmas com carro de som ou moto de som; andamento das turmas.
2. Informes gerais sobre; aplicação do Teste de Acuidade Visual; aplicação da sondagem inicial; organização das pastas de cada turma; entrega de material;
3. Apresentação do Formulário de Acompanhamento Pedagógico;
4. Dinâmica do Espelho;
5. Recomendação de leitura;
6. Acerto financeiro com os educadores (as) e coordenadora pedagógica.

 

Madalena Tôrres e Yasmim Whitney iniciaram a reunião às 19h, com a presença de Glória Fonseca, Socorro Lima, José Lucas e Gilberto Ribeiro. Goete Pires e Waldek Batista chegaram às 19h30min. O Alfabetizador Nelson, por não estar em dia com a dose de reforço, não participou da reunião em cumprimento à normativa do Conselho de Administração (CAD) da Universidade de Brasília (UnB) aprovada no dia 27/01/22, sobre a ampliação da exigência do comprovante de vacinação completa contra a Covid-19, para acessar as edificações acadêmicas e administrativas nos quatro campi e às demais unidades da Universidade. Acesso em 26/03/2022: https://noticias.unb.br/76-institucional/5481-unb-amplia-exigencia-do-comprovante-de-vacinacao-contra-covid-19. 


No ponto 1, os educadores e educadoras relataram que continuam a busca ativa nas ruas, nos supermercado, no terminal de ônibus, nas igrejas e em escolas próximas. A coordenadora Yasmim orientou sobre as melhores estratégias de busca ativa e Madalena reforçou que deve continuar com mais intensidade, sobretudo no porta a porta. Será providenciado pelo Cepafre, com apoio do Sinpro-DF, a contratação de moto ou carro de som para ampliar a divulgação das turmas.

No ponto 2, os educadores informaram que já realizaram a Sondagem Inicial dos alfabetizandos inscritos, mas ainda apresentaram dúvidas. Yasmim, mais uma vez, esclareceu as mesmas e também foram sanadas dúvidas sobre aplicação do TAV, seguindo as orientações do Caderno Alfabetizar é Libertar e de experiências anteriores.

Passando para o ponto 3, foi apresentado o modelo relatório de acompanhamento do trabalho pedagógico para que os alfabetizadores e coordenação tenham clareza dos quesitos serão observados e que o alfabetizador siga as orientações do processo de alfabetização trabalhados na formação. Os associados do Cepafre Edmilson Melo, Gilberto Ribeiro e Marize Rocha reforçarão a equipe de visitas. Foi informado também sobre quais os documentos constarão nas pastas referentes às turmas que estas permanecerão no Cepafre. A organização das pastas será o espelho das turmas. Além disso, foram entregues 4 conjuntos cartazes das 4 primeiras palavras geradoras LOTE, COMIDA, JOGO E SECURA, fichas de descoberta referentes às três primeiras palavras, maleta individual, agendas, cartolinas, fichas de número, cartolinas e tiras de cartolinas para montar 5 conjuntos dos números de 0 a 9 e tiras de cartolina para confeccionarem os crachás de identificação dos alfabetizandos. Ressalta-se que também houve orientação de como confeccionar o crachá para carteiras universitárias e para carteiras de escola.

No ponto 4, foi realizada a dinâmica do espelho com todos os participantes para, além de se socializarem, aprendam a realizar em suas turmas Os participantes são orientados a se olharem no espelho e falar algumas de suas principais qualidades, habilidades, sentimentos e formas de ver o mundo, mas sem revelar que fala de si mesmo. Quanto mais características apresentar, maior é a sua reflexão e prática do autoconhecimento. O alfabetizador deve pedir que todos se concentrem em suas palavras e, deve dizer a todos que dentro daquela caixa há uma foto de alguém muito importante e especial para aquele grupo de pessoas. Em seguida, o alfabetizador deve pedir aos participantes, um a um, para se posicionarem em frente à caixa e abri-la, mas sem revelar de quem é a “foto” que está dentro. Foi muito interessante, uns poucos tiveram dificuldades de compreensão, mas as dúvidas foram esclarecidas.

No ponto 6, houve a recomendação de leitura do artigo "Vacina no braço, comida no prato: auxílio emergencial digno é garantia de sobrevivência" publicado na revista Justiça Social (páginas 35 a 36). Em resumo, esse texto tem a abrangência social e econômica das políticas públicas que abrangem o debate de muitas de nossas palavras geradoras, de autoria do Fórum Nacional pela Redução da Desigualdade Social. A dinâmica de trabalho será a leitura mais precisa do José Lucas que se voluntariou a ler e apresentar, contudo todos devem ler e elaborar uma questão para ele. Após as perguntas, ele apresenta o texto e responde.

Por fim, no ponto 9, às 21h30min, Waldek Batista atendeu às alfabetizadoras e a coordenadora pedagógica para resolver as questões administrativas e financeiras dos alfabetizadores, nem como esclarecer todos os pontos para garantir uma boa prestação de contas. A reunião se encerrou às 22h. 

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