Na noite de 25/03/2022 (sexta-feira), nas dependências do Cepafre, ocorreu a 1ª reunião presencial de Formação Continuada dos(as) alfabetizadores(as) e da equipe de coordenação pedagógica do Cepafre, com a seguinte pauta:
1. Intensificação e finalização da busca ativa; gravação das mídias e divulgação das turmas com carro de som ou moto de som; andamento das turmas.
2. Informes gerais sobre; aplicação do Teste de Acuidade Visual; aplicação da sondagem inicial; organização das pastas de cada turma; entrega de material;
3. Apresentação do Formulário de Acompanhamento Pedagógico;
4. Dinâmica do Espelho;
5. Recomendação de leitura;
6. Acerto financeiro com os educadores (as) e coordenadora pedagógica.
No ponto 2, os educadores informaram que já realizaram a Sondagem Inicial dos alfabetizandos inscritos, mas ainda apresentaram dúvidas. Yasmim, mais uma vez, esclareceu as mesmas e também foram sanadas dúvidas sobre aplicação do TAV, seguindo as orientações do Caderno Alfabetizar é Libertar e de experiências anteriores.
Passando para o ponto 3, foi apresentado o modelo relatório de acompanhamento do trabalho pedagógico para que os alfabetizadores e coordenação tenham clareza dos quesitos serão observados e que o alfabetizador siga as orientações do processo de alfabetização trabalhados na formação. Os associados do Cepafre Edmilson Melo, Gilberto Ribeiro e Marize Rocha reforçarão a equipe de visitas. Foi informado também sobre quais os documentos constarão nas pastas referentes às turmas que estas permanecerão no Cepafre. A organização das pastas será o espelho das turmas. Além disso, foram entregues 4 conjuntos cartazes das 4 primeiras palavras geradoras LOTE, COMIDA, JOGO E SECURA, fichas de descoberta referentes às três primeiras palavras, maleta individual, agendas, cartolinas, fichas de número, cartolinas e tiras de cartolinas para montar 5 conjuntos dos números de 0 a 9 e tiras de cartolina para confeccionarem os crachás de identificação dos alfabetizandos. Ressalta-se que também houve orientação de como confeccionar o crachá para carteiras universitárias e para carteiras de escola.
No ponto 4, foi realizada a dinâmica do espelho com todos os participantes para, além de se socializarem, aprendam a realizar em suas turmas Os participantes são orientados a se olharem no espelho e falar algumas de suas principais qualidades, habilidades, sentimentos e formas de ver o mundo, mas sem revelar que fala de si mesmo. Quanto mais características apresentar, maior é a sua reflexão e prática do autoconhecimento. O alfabetizador deve pedir que todos se concentrem em suas palavras e, deve dizer a todos que dentro daquela caixa há uma foto de alguém muito importante e especial para aquele grupo de pessoas. Em seguida, o alfabetizador deve pedir aos participantes, um a um, para se posicionarem em frente à caixa e abri-la, mas sem revelar de quem é a “foto” que está dentro. Foi muito interessante, uns poucos tiveram dificuldades de compreensão, mas as dúvidas foram esclarecidas.
No ponto 6, houve a recomendação de leitura do artigo "Vacina no braço, comida no prato: auxílio emergencial digno é garantia de sobrevivência" publicado na revista Justiça Social (páginas 35 a 36). Em resumo, esse texto tem a abrangência social e econômica das políticas públicas que abrangem o debate de muitas de nossas palavras geradoras, de autoria do Fórum Nacional pela Redução da Desigualdade Social. A dinâmica de trabalho será a leitura mais precisa do José Lucas que se voluntariou a ler e apresentar, contudo todos devem ler e elaborar uma questão para ele. Após as perguntas, ele apresenta o texto e responde.
Por fim, no ponto 9, às 21h30min, Waldek Batista atendeu às alfabetizadoras e a coordenadora pedagógica para resolver as questões administrativas e financeiras dos alfabetizadores, nem como esclarecer todos os pontos para garantir uma boa prestação de contas. A reunião se encerrou às 22h.
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