Na tarde de sábado, (13/11/2021), foi realizada a reunião do GTPA - Fórum EJA/DF, via meet, com o objetivo de discutir a seguinte pauta: Análise de conjuntura, Informes, Encontro Regional de Educação de Jovens e Adultos do Centro-Oeste - V EREJA-CO.
A reunião contou com a presença da professora aposentada e na ativa da Faculdade de Educação/FE- UnB, Maria Luiza Pinho Pereira a professora Maria Osanette do Campus Planaltina/FE-UnB, da alfabetizadora Samara dos Santos Silva do Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá/Itapoã (CEDEP), os professores aposentados Delzair Amâncio e Guidi Nunes (SEEDF/Ceilândia), Gilberto Ribeiro do Nascimento associado do Cepafre e as professoras Dorisdei Rodrigues e Débora Duarte ambas da SEEDF. Análise de Conjuntura: Guidi comentou que a conjuntura política de certa forma melhorou, a direita está procurando se organizar perdeu a esperança em que presidente possa melhorar. O DF tem um eleitorado conservador, dificilmente um governador conseguiu ser reeleito, até o momento somente aconteceu a reeleição de um governador. Informes: Gilberto - Informou que aconteceu no dia 22/10 reunião com o Dep. Chico Vigilante/PT e assessora Reusa, reunião convocada pelo Coordenador Intermediário da EJA do Recanto das Emas - prof. Elvis e prof. Ilson.
Maria Osanette - Informou que em virtude da Jornada Paulo Freire que aconteceu de agosto a outubro, em memória do Centenário de nascimento de Paulo Freire e foi concluída no último dia da Semana Universitária/UnB, em decorrência dessa atividade foi construída a proposta de criação da Cátedra Paulo Freire, sediada na Faculdade de Planaltina - FUP/UnB com a participação da UnB e principalmente dos movimentos populares, o GTPA-Fórum EJA/DF e Cepafre estavam presentes, na pessoa da Dorisdei, Gilberto e Débora. Outros movimentos serão convidados como o Cedep.
Conape Distrital (03/12/2021): Antes de entrar no ponto de pauta foi debatido sobre a Conape - Distrital, prevista para acontecer no dia 03/12/2021, Maria Luiza discutiu a importância do GTPA-Fórum EJA/DF fazer um documento para propor a Conap - Distrital questões pertinentes a EJA, uma vez que EJA não pode ser considerada "diversidade", pois no Brasil tem 74 milhões de pessoas sem o ensino básico, observou que a "EJAIT" deve-se ter a ênfase do "T" de trabalhadores. Delzair destacou que deve-se destacar a sigla "EJAIT" segundo constra no PDE. Outra discussão é que está previsto um concurso público para professores temporários específico para professores (as) da EJA, observou que o SINPRO/DF sempre defendeu a carreira única, que o problema maior está nas condições de trabalho e a valorização desse segmento de educação por parte da SEEDF. Dóris comentou que realizou diversas leituras do documento básico da Conape. Foi composta uma comissão para elaborar o documento do GTPA-Fórum EJA/DF, dia 19/11 às 18h (Dóris, Débora, Gilberto, Maria Luiza e Ozanette).
Encontro Regional de Educação de Jovens e Adultos do Centro-Oeste - V EREJA-CO - Referente a este ponto Gilberto informou que aconteceram algumas atividades que estão diretamente relacionadas ao V EREJA-CO: Dia 27/10: Debate Rumo ao XVII ENEJA: Educação, Trabalho e Capitalismo: Impactos, lutas e resistência na EJA, nesse debate a professora Maria Margarida citou a Conferência -A Tecnociência Solidária como cenário estratégico - Prof. Dr. Renato Dagnino (Unicamp) (https://www.youtube.com/watch?v=0B_QnE_6--Y). No dia 04/11 a Reunião dos Fóruns de EJA/Brasil onde foi pautada a importância de se apropriar dp documento: Temática do ENEJA (três eixos) e o Documento do GT 18, 40º Anped, out. 2021. Esses documentos foram destacados nas reuniões preparatórias do V EREJA-CO que aconteceram nos dias 30/10 e 08/11. Maria Luiza ressaltou que enquanto se discute currículo, EJA integrada à educação profissional a questão refletir se haverá emprego, observou que o professor Renato Dagnino nesse vídeo cita que 80 milhões de trabalhadores brasileiros sem trabalho não terão emprego, pois com o avanço tecnológico as máquinas farão o serviço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário