Na tarde de sábado (10/10/2020), foi realizada a reunião virtual do GTPA-Fórum EJA/DF com o objetivo de discutir a seguinte pauta: Informes e situação da EJA/EP no DF: Análise e propostas. A reunião foi coordenada pelo professor Gilberto Ribeiro do Nascimento do Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia (Cepafre).
A reunião contou com a participação de 9 (nove) pessoas, estavam presentes a professora/aposentada e na ativa Maria Luiza Pinho Pereira (FE/UnB), a professora Leila Maria de Jesus (Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá/Itapoã (CEDEP), a professora Maria Ozanette de Medeiros (FUP/UnB), Márcia Castilho, Guidi Nunes (professores aposentados da SEEDF), Julieta Borges Lemer Sobral (Grupo de Ensino-Pesquisa-Extensão em Educação Popular e Estudos Filosóficos e Histórico-Culturais – GENPEX), o professor Dimitri Assis Silveira (Instituto Federal de Brasília - IFB) e a professora Delzair Amâncio da Silva (Conselho Tutelar de Sobradinho).
1- Informes: Gilberto falou da manifestação em prol do 2º hospital de Ceilândia, em contraposição ao Museu da Bíblia previsto pra ser construído no Eixo Monumental com previsão de 80 milhões em investimento. Por este motivo o Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor (Mopocem) realizará um manifesto, também informou sobre a inauguração do 1ª Casa de Situação do projeto de pesquisa da UnB, Vida & Água nas ARIS (Área de Relevante Interesse Social) previsto para ser realizado no CEF 02 da Vila Estrutural no próximo dia 12/10.
Maria Luíza complementou informando que no dia 25/06/2020 foi protocolado uma abaixo-assinado na Casa Civil e até hoje o GDF não deu resposta. A professora Márcia Castilho informou que no próximo dia 20/10 às 19h30min será realizado o lançamento virtual do livro de sua autoria: “A Constituição do Currículo da Educação Profissional Integrado à EJA”. 2 - A situação da EJA/EP no DF: Análise e propostas. Maria Luiza informou que, no próximo dia 19/10, acontecerá a reunião do Fórum Distrital de Educação (FDE) é necessário ter algum encaminhamento do GTPA Fórum EJA/DF. Julieta havia compartilhado os micro dados que conseguiu no INEP, Maria Luíza sugeriu que a professora Osanette desenvolvesse uma metodologia de trabalho com os estudantes da FUP para um tratamento dos dados. Gilberto falou que a Unidade Regional de Planejamento Acompanhamento e Avaliação (Uniplat) da Regional de Ensino de Ceilândia ainda não tem os dados, pois o sistema ainda não está disponível. Quanto à pesquisa do Fórum/MG como referência para se realizar uma pesquisa no DF foram sugeridas diversas adaptações e alterações conforme o foco do que o GTPA Fórum EJA/DF pretende atingir. Leila disse que é viável o GTPA Fórum EJA/DF formalizar uma solicitação das informações para o setor da SEEDF responsável pelos dados, Gilberto ficou de produzir um esboço inicial de minuta a ser enviada para SEEDF. Dimitri informou que o contato com o Rodrigo Rodrigues, presidente da CUT/DF foi retomado e será marcada uma conversa com ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário