Na tarde de sábado (26/09), aconteceu reunião virtual do GTPA-Fórum EJA/DF com o objetivo de discutir a seguinte pauta: 1 – Auto-apresentação; 2 – Informes; 3 – Avaliação das ações referentes ao mês "Esperançar com Paulo Freire” e A situação da EJA/EP (Ensino Profissionalizante) no DF: Análise e propostas.
A reunião foi coordenada pela professora Tállyta Abrantes do Nascimento da Faculdade de Planaltina (FUP/UnB) e professor Gilberto Ribeiro do Nascimento do Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia (Cepafre). A reunião contou com a participação de 17 (dezessete) pessoas e, pelo Cepafre, além do Prof. Gilberto Ribeiro, estavam presentes a Prof.ª Maria Madalena Tôrres (vice-presidenta), Prof. Álisson da Costa Rocha (associado) e o alfabetizador Anderson Natanael S. Lima (MC Docinho), a Prof.ª Maria Luiza Pinho Pereira (prof.ª aposentada FE/UnB), a Prof.ª Leila Maria de Jesus e Samara dos Santos Silva (Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá/Itapoã - CEDEP), a Prof.ª Maria Ozanette de Medeiros e o Prof. Djiby Meme (Faculdade de Planaltina - FUP/UnB), o Prof. Perci Coelho de Souza (Serviço Social/UnB), Prof.ª Márcia Castilho e Prof. Guidi Nunes (professores da SEEDF), Julieta Borges Lemer Sobral (Grupo de Ensino-Pesquisa-Extensão em Educação Popular e Estudos Filosóficos e Histórico-Culturais – GENPEX), a estudante Mariele da FUP, Prof.ª Maria de Lourdes Barbosa do Centro de Alfabetização do Recanto das Emas – (Caremas), Prof. Elias Silva Araújo (Casa de Paulo Freire - São Sebastião).
Após a Auto-apresentação dos participantes teve início aos informes, Maria Luiza destacou o fato do Fórum Nacional pela Redução da Desigualdade Social tem realizado algumas ações que todos fiquem atentos a estes trabalhos, pois o GTPA-Fórum EJA/DF tem representatividade nesse espaço. Avaliação das ações referentes ao mês "Esperançar com Paulo Freire”. Todos que pediram a palavra avaliaram que foi uma ação positiva, foi destacada a importância de se trazer para as reuniões do GTPA-Fórum EJA/DF as entidades que foram homenageadas na solenidade do Gabinete do Dep. Chico Vigilante. Outro fato ressaltado foi a importância de divulgar o GTPA-Fórum EJA/DF para que mais pessoas possam a vir somar na luta, entender o que é a EJA.
Foi sugerido que todo material elaborado para o evento fique disponibilizado no Portal dos Fóruns de EJA/DF (http://forumeja.org.br/df/), a página será atualizada em breve. O professor Perci Coelho informou que o DF tem 39 ARIS e que o grupo de pesquisa, Vida & Água nas ARIS (Área de Relevante Interesse Social), destacou que boa parte desse público são pessoas da EJA. A situação da EJA/EP no DF: Análise e propostas, dadas as últimas informações referentes ao encerramento do 1º semestre na EJA, que aconteceu dia 25/09 o debate ficou em torno de como foram as condições que os estudantes da EJA enfrentaram para acessar as aulas diante dessa pandemia, pois muitos não têm as condições mínimas de acesso, muitos estão desempregados e passando necessidades básicas. Diante do contexto, a proposta foi de se realizar, em um curto espaço de tempo, uma pesquisa junto às mais diversas Coordenações Regionais de Ensino (CREs) para levantar dados sobre o número de estudantes da EJA que concluíram e quantos deram continuidade. Outra ação será pesquisar em quais CREs de fato está acontecendo a EJA integrada ao Ensino Profissionalizante. Ficou proposto uma próxima reunião para o dia 10/10/2020 no mesmo horário, a reunião será pautada nos dados coletados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário