sexta-feira, 19 de junho de 2020

Paulo Freire na Alfabetização de Jovens e Adultos Trabalhadores para alunos da Escola Português e Você Idiomas e Cultura – Santa Cruz – Bolívia - (18/06/2020)

Na noite de quinta-feira, 18/06/2020, Maria Madalena Tôrres (Vice-presidenta do Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia – Cepafre) fez uma live com o tema  Paulo Freire na Alfabetização de Jovens e adultos Trabalhadores para alunos da Escola Português e Você Idiomas e Cultura – Santa Cruz – Bolívia a convite do Diretor da referida escola, o professor Mário Gusmão.


A palestra foi em forma de entrevista e Mário Gusmão foi o mediador e realização de 8 perguntas, quais sejam:


1) Madalena, vimos o vídeo sobre a vida de Paulo Freire em Cordel e lemos o texto Paulo Freire: Uma Pequena Biografia. Você pode completar ou comentar um pouco mais?
Madalena esclareceu os seguintes pontos: Paulo Neves Reglus Freire nasceu em 1921 e veio a falecer em 1997, é o terceiro terceiro pensador mais citado do mundo em universidades na área de humanas. Teve cinco filhos com Elza Freire:  María de Fátima Costa Freire, Lutgardes Costa Freire, Maria Madalena Costa Freire, Joaquim Costa Freire, Maria Christina Costa Freire e a viúva Ana Maria Freire. Teve uma breve estada na Bolívia e com a queda de Víctor Paz Estenssoro foi para o Chile, onde escreveu Pedagogia do Oprimido, atualmente traduzido para 103 idiomas.

2)Sabemos que Paulo Freire é o Patrono da Educação Brasileira isso foi desde quando?
Em linhas gerais Paulo Freire foi homenageado com outros personagens considerados de relevância mundial, sentados num banco em uma praça em Estocolmo na Suíça,  por suas lutas diversas, como: Pablo Neruda (luta contra o fascismo); Georg Borgstrom (luta pela terra);  Angela Davis (luta contra o racismo) Mao Tse Tung (luta do povo da China contra a fome e a humilhação) Sara Lidman (apoio ao povo do Vietnã na luta contra o imperialismo); Elise Ottense Jensen (luta pelos direitos das mulheres). Recebeu o título de Doutor Honoris causa de 27 Universidades pelo mundo. Recebeu também prêmios: (Bélgica, 1980); UNESCO (1986); Andres Bello da OEA (1992).  Tem um busto em homenagem a ele em frente ao Ministério da Educação, sendo ainda, Patrono da Educação Brasileira , pela Lei nº 12.612, de 13 de abril de 2012.

3) Quais foram as primeiras experiências de Alfabetização com Paulo Freire no Brasil?
De 1960/1961 - Movimento de Cultura Popular (MCP) – UFP e Paulo Freire em Angicos e Mossoró no Rio Grande do Norte;
Em 1963 a Prefeitura de Natal, utilizando-se do “Método” Paulo Freire, obteve 300 trabalhadores alfabetizados em 45 dias. Por isso, foi criada a campanha “De Pé no chão também se aprende a ler”
Em 1964 fez também uma experiência nas cidades de Sobradinho e Gama –DF.

4) O que é o método Paulo Freire?
            Baseia-se em trabalhar uma metodologia libertadora iniciando-se pela  Pesquisa do Universo Vocabular; seleção de três critérios: Problemática existencial concreta; figurativa; dificuldade da língua; Pós - Alfabetização - Aprofundamento da escrita (frases, textos curtos sobre a história de vida, recados, bilhetes, informativos e cartas) e das noções de matemática com base na realidade (situações – problema, quantidade, maior menor, adição; subtração, enfim a matemática cotidiana).

5) Quantos analfabetos o Brasil ainda tem? O atual governo Bolsonaro tem feito alguma coisa para mudar essa realidade?
Atualmente, o Brasil tem um elevado número de analfabetos de 11 milhões e 300 mil, conforme dados da (PNAD/ IBGE - 2018) e o DF tem 60 mil (dados da PDAD – 2018).

6)Algum dos governos brasileiros adotaram oficialmente o “Método Paulo Freire?
Infelizmente não, a grande oportunidade que Paulo Freire de revolucionar a educação brasileira foi em 1964, que ele na Coordenação do Plano Nacional de Alfabetização organizou 20 mil Círculo Brasil (turmas de alfabetização), do ponto de vista da educação foi quando em 1964, como Coordenador do Plano Nacional de Educação

7) Como surgiu o Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia – DF, instituição que você é a Vice-presidente e por que?
O Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia (Cepafre), fundado como associação de fins não econômicos em 02 de setembro de 1989, é resultado da iniciativa do Núcleo Paulo Freire de Alfabetização de Adultos, composto por um grupo de estudantes da extinta Escola Normal de Ceilândia com alunos do mestrado em Educação da Universidade de Brasília – UnB que, em 1985, iniciaram uma experiência de alfabetização de adultos, baseada na metodologia do educador Paulo Freire.
Atualmente, o Cepafre tem uma Diretoria composta de 05 membros (presidente, vice-presidente, tesoureira, secretária e vogal), Conselho Fiscal com três integrantes e mais sete associados que, juntos, compõem a Assembleia Geral, como órgão máximo, deliberativo e soberano, a qual define o planejamento anual das atividades, aprecia e aprova a prestação de contas, bem como as diretrizes e prioridades a serem encaminhadas pela diretoria da entidade.
Esse é o resumo de uma conversa de duas horas, intercaladas com perguntas, ponderações e esclarecimentos aos alunos a partir da entrevista em questão. 
A professora Ivonete Maria da Silva que participou de um curso para alfabetizadores em Goiânia-GO há vintes anos atrás e hoje é professora no estado de Santa Catarina também participou da live, com um depoimento muito importante, pois daquela época para cá, nunca mais deixou de realizar o trabalho com o “Método Paulo Freire”. Ao final, o professor Mário Gusmão e os alunos da Escola Português e Você Idiomas e Cultura agradeceram a participação de Maria Madalena Tôrres e demonstraram grande interesse em conhecer Paulo Freire.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro presencial Rodas de Conversas em Alfabetização Popular – 04/05/2024

Na tarde de sábado (04/05/2024) ocorreu o encontro presencial “Rodas de Conversas em Alfabetização Popular – Socialização de Experiências em...