segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Reunião Coletiva do Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor (Mopocem) - 16/02/19


Na tarde de 16/2/2019 (sábado), às 14h30min, ocorreu a primeira reunião do ano de 2019 do Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor (Mopocem), no auditório do 1º andar - Núcleo de Prática Jurídica da UnB (NPJ/UnB), Ceilândia Centro.

No primeiro momento, Madalena Tôrres (Cepafre/Mopocem) deu as boas vindas aos participantes, agradeceu a quem veio participar pela primeira vez. Pediu aos membros da Coordenação que se apresentassem, a começar por Gleuça Marcolino, Gilberto Ribeiro, Ivanete Silva e, finalmente, a própria Madalena. Após as apresentações, ocorreu uma mística com a música “Samba da utopia”, de composição de Jonathan Silva. Todos receberam a letra da música e cantaram juntos, além da entrega de uma lembrancinha de boas vindas.


Após a mística, foi solicitado a todos que em uma palavra dissessem o que sentiram. A partir daí, as pessoas disseram: inspiração, alegria, felicidade, resistência, força, fé, determinação, luta, amor, inteligência, ritmo.

Após as palavras inspiradoras, Maria do Socorro Leitão informou que a Dep. Distrital Arlete Sampaio realizará uma audiência pública sobre saúde na Câmara Legislativa, no dia 18/2(segunda-feira). Quanto à participação na audiência, as pessoas que ficaram de representar o Mopocem foram: Danielle Estrela, Conceição Botelho e Yasmin Whitney.

Luciano informou que Maria Luiza Pinho Pereira estará no SINPRO – DF, no dia 21/2, às 19h, para realizar uma palestra sobre Educação de Jovens e Adultos e todos dessa plenária estão convidados.

Socorro informou que no dia 23/2, haverá Ato público na Feira Central de Ceilândia, em preparação para o dia 8 de março (Dia Internacional da Mulher), ocasião em que as participantes farão apresentação de rua com base no “Teatro do oprimido”.  Esclareceu, ainda, que dia 9/3, às 9h30min, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, ocorrerá uma atividade no espaço do Escritório Político do Dep.


Chico Vigilante, na QNN 17, conj. E, lote 46 – Ceilândia Norte, com falas alternadas, apresentações culturais, bazar, lanche, penteados, maquiagem, massagem etc.

Madalena informou sobre uma reunião que ocorreu com o Secretário de Educação Rafael Parente, para tratar de questões sobre as metas 8, 9, 10 e 11 do PDE, referentes à EJA, escolas fechadas para esta modalidade no início de 2019 e um Programa de Alfabetização específico para o DF. Foi deliberado que o retorno dos participantes do Fórum EJA, será no dia 12/3, para protocolo de proposta elaborada com o mínimo desejável pelo movimento.

Gilberto informou que protocolou um documento sobre as demandas de Ceilândia, na Administração Regional e que aguarda a audiência, para avisar aos que podem participar.


No segundo momento, Wilde C. Gontijo, engenheiro da associação “Andar a Pé – O movimento da gente”, informou que o próximo Safari Urbano acontecerá no dia 16/3(sábado) em Ceilândia e é um projeto que à luz da realidade dos pedestres da cidade, diagnostica, avalia as dificuldades e apresenta alternativas para elas. Após essa exposição, fez uma análise de conjuntura sobre as barragens instaladas no Brasil, ressaltou o descaso dos administradores das mineradoras e a incapacidade dos governos em fiscalizar exigir a manutenção permanente das barragens, principalmente, no que tange, aos rejeitos, a fim de evitar tragédias como a de Brumadinho e a de Mariana-MG.

Após a exposição, oito participantes se inscreveram, para falar e fizeram perguntas/considerações importantes sobre o tema barragem. Wilde esclareceu sobre todos os pontos levantados pelas pessoas. Nesse sentido, Sandra Silva entusiasmada pela discussão referente ao meio ambiente, propôs dois filmes para debate: Amazonas em Chamas (1994), direção: John Frankenheimer, que aborda a vida de Chico Mendes e a luta em defesa da floresta amazônica, propondo também, que se apresente um filme/ documentário que aborde a “ditadura militar”. Dessa maneira, sugeriu o documentário “Barra 68 – sem perder a ternura” (2001), direção: Wladimir Carvalho.


O terceiro momento foi o de organização das comissões, por tema:

Cultura: Gleuça, Ivanete, Sandra e Marta.

Educação: Alisson, Gilberto, Gleuça, Madalena e Nina.

Meio Ambiente: Anderson (MC Docinho), Edmilson e 
Conceição.

Saúde: Alisson, Danielle, Sandra.

Entrega do Documento do Mopocem aos deputados distritais na CL/DF: Ivanete, Sandra e Socorro.
Ao final, Nina Fernandes declamou uma poesia de sua autoria, seguido por MC Docinho que apresentou um rap de sua autoria.
A reunião contou com 24 participantes, dentre eles, nove eram do Cepafre.
A próxima reunião ficou agendada para 23/3 (sábado), no Núcleo de Práticas Jurídicas, às 14h30min, cujo tema será saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÃO (conforme o Art. 12 §4º do Estatuto do Cepafre) - 2024

Convocamos os associados e as associadas do Cepafre a comparecerem para a Assembleia Ordinária de eleição da Diretoria e do Conselho Fiscal ...