No dia 20/04/2018, às 11h, o Mopocem – Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor, representado por Sandra Cordeiro da Silva e seus coordenadores Viridiano Custódio de Brito e Marilia Vieira Marques, estiveram reunidos com a Diretora do Hospital Regional de Ceilândia, Dra Andrea Nogueira, para discutir a situação da saúde em Ceilândia, mas especificamente sobre os trâmites legais para a Construção do Novo Hospital de Ceilândia. Nesta reunião foi entregue um Ofício solicitando providências para a execução da emenda de autoria do Deputado Cláudio Abrantes e aprovada pela Câmara Legislativa, referente à Elaboração de Projeto Arquitetônico do 2º Hospital de Ceilândia e que esta seja executada via NOVACAP.
Os membros dos MOPOCEM relembraram alguns caminhos trilhados nesta justa e legítima luta para a construção do Novo Hospital de Ceilândia, entre eles a audiência que tiveram com o Secretário Adjunto, Dr. Daniel Seabra, onde estavam presentes além dos representantes do MOPOCEM, a Presidente do Conselho Regional de Saúde de Ceilândia, senhora Andrecinda Pina e o Deputado Claúdio Abrantes. Fora ressaltado pelo Secretário-Adjunto, que o projeto de aprimoramento com resultados visíveis na Atenção Primária, seria em longo prazo e que existem outras questões que não são cobertas pela Atenção Primária. Segundo ele, é real a situação problemática levantada pelas integrantes do MOPOCEM, no que tange ao número de pessoas atendidas no Pronto-Socorro, condições insalubres e espaço inadequado para cada paciente, desrespeitando nas normas/resoluções da ANVISA. Comentou, no entanto, que a falta de recursos financeiros para resolver esta situação problemática é fato, e que a crise econômica gravou todos estes problemas abordados, dificultando ainda mais a possibilidade de resolução em curto prazo. Relembramos ainda que a Secretaria de Saúde comprometeu-se a fazer a análise técnica do projeto e remeter a NOVACAP, assim que esta emenda estivesse aprovada e disponibilizada para execução.
Na reunião a Dra Andrea relatou algumas estratégias em busca de projetos e recursos a fim de que o HRC tenha nova sala de cirurgia e também um Centro de Parto Normal. Por fim se comprometeu a
tomar as devidas providências junto à Superintendência da Região de Saúde Oeste e também junto a Secretaria de Estado de Saúde para a concretização desta demanda da população CEILANDENSE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário