Na manhã de 18/11 (sábado), Madalena Torres participou da culminância das atividades da Semana da Consciência Negra no Centro de Ensino Médio 2 – Ceilândia Norte a convite do professor de Filosofia e Sociologia, Pedro de Oliveira Lacerda, um dos coordenadores do projeto. Professores, professoras e estudantes do CEM 02 estão de parabéns pelo envolvimento e compromisso nos trabalhos realizados abrangendo assunto de tamanha relevância como a Consciência Negra.
Nesse sentido, a escola estava toda ornamentada com vários murais de personagens negras que fizeram a diferença nas lutas de combate ao racismo no Brasil e no mundo. Em cada sala, havia equipes de alunos e professores com oficinas voltadas ao tema.
No auditório, onde Madalena participou, estava a professora Gina Vieira Ponte, coordenadora do premiado Projeto “Mulheres Inspiradoras” e falou brilhantemente sobre o projeto e a importância das meninas e mulheres negras na sociedade, seguida da jornalista Jacira da Silva do Movimento Negro Unificado (MNU) que explanou sobre o protagonismo das mulheres negras na mídia, pois é um passo importante para fortalecer a representatividade étnica, mecanismo essencial de combate ao racismo nos meios de comunicação; que nas taxas de feminicídio, o número de mulheres negras é sempre maior; tratou, ainda, das ações afirmativas, políticas de cotas, diversidades, entre outros. Foi uma manhã bastante reflexiva sobre a história do povo negro no Brasil, suas contribuições, suas conquistas e propostas de superação e combate ao racismo.
1
2
3
4
5
6
Nenhum comentário:
Postar um comentário