sábado, 18 de novembro de 2017

Formação Continuada de Alfabetizadores de Jovens e Adultos do Programa DF Alfabetizado



Na noite de sexta-feira (03/11), de 19h às 21h30min, no auditório do Núcleo de Prática Jurídica da Universidade de Brasília (NPJ/UnB) - Ceilândia Centro, ocorreu mais um Encontro de Formação Continuada dos Alfabetizadores do Programa DF Alfabetizado. A formação foi conduzida por Madalena Torres e Danielle Estrela, diretoras do CEPAFRE e contou com a participação dos alfabetizadores Nelson Antônio, Vânia de Castro, Glória de Fátima e Luzineide Ribeiro e da profª Flávia Aparecida de Souza Luiz representante da Coordenação Regional de Ensino de Ceilândia pela UNIEB.
No primeiro momento, após os cumprimentos iniciais Madalena Torres informou que no dia 18/11 (sábado), às 14h30min, o MOPOCEM realizará, no Centro Comunitário do Idoso Luiza de Marilac, o Encontro “Desigualdade Social e Racial – Uma realidade a ser transformada”, cuja mesa de debate contará com a presença de Júlio Miragaia, presidente do Conselho Federal de Economia e representante da Campanha pela diminuição da desigualdade social e de Viridiano Curstódio, um dos coordenadores do MOPOCEM. Informou também que nos dias 27 a 30 de novembro será realizado em Petrolina-PE, o XV Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos (XV ENEJA). Pelo GTPA-Fórum EJA/DF irão dois membros do CEPAFRE. Gilberto Ribeiro, representando o segmento de professores (SEDF) e Kelly Grigório, representando o movimento social.

NO segundo momento, passou-se para socialização das experiências de alfabetização que têm sido realizadas pelos alfabetizadores. Nelson Antônio fez uma dinâmica com os presentes para trabalhar o uso da letra “M” antes de “P e B” e destacou atividades para trabalhar as famílias das palavras geradoras e o uso do dicionário. Vânia de Castro apresentou uma atividade fotocopiada em que trabalhou atividade de fixação com formação de palavras a partir da palavra geradora “LIXO” e também com ditado. Falou que em vários momentos buscou da turma o significado das palavras apresentadas e, algumas vezes, recorreu ao dicionário em conjunto com a turma. Danielle Estrela ressaltou a importância de observar cada um e não deixar que apenas alguns predominem no momento da participação, pois é necessário ter sensibilidade para fazer com que todos sejam protagonistas. Glória de Fátima, por sua vez, disse que usou material dourado para trabalhar a parte de matemática com os alfabetizandos, porém, Madalena Torres orientou que é melhor começar com o uso de materiais concretos e depois passar aos materiais semi concretos, como a sapateira, pois assim os alfabetizando vão passando pelas etapas mais condizentes com a realidade dos mesmos e melhorando o nível de aprendizagem ao longo do processo. Madalena esclareceu, ainda, que nas turmas devem ser trabalhadas questões relativas ao sistema decimal, sistema monetário e sistema de medidas e que no Caderno 1, que foi entregue aos alfabetizadores no Curso de Formação Continuada têm as devidas orientações.

Em seguida, Madalena Torres e Danielle Estrela trabalharam o texto “Trabalho diversificado: procedimento que atende às diferenças individuais dos alunos”, do Blog Mestres com carinho, das autoras: Maria Cristina Etto e Maria Regina Peres, cujo objetivo foi apresentar a importância de se trabalhar formas de trabalhos diversificados na turma, organizando os grupos com alunos que sabem mais com os que sabem menos, para ajudar a equalizar as dificuldades e todos avançarem juntos no processo.

Ao final, Flávia Aparecida avaliou que o trabalho está caminhando muito bem e que é muito importante os alfabetizadores estarem antenados em relação aos trabalhos diversificados como foi ressaltado na formação e que é fundamental que os alfabetizadores conheçam as necessidades dos alfabetizandos, a fim de ajudar a sanar as dificuldades.

Madalena e Flávia combinaram de fazer visitas às turmas de alfabetização na semana de 13 a 17/11.

1
2


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro sobre a História de Ceilândia no Curso de Formação Inicial de Alfabetizadores(as) – Educação de Jovens e Adultos/EJA – 23/04/2024

Na noite de 23/04/24, o Professor Veridiano Brito formado em História pela UPIS, Pós-graduado em História da Artee Ciência política pela UnB...