Na manhã de 25/11 (sábado), Viridiano Brito (ACESO/MOPOCEM) e Madalena Torres (CEPAFRE/MOPOCEM) foram convidados pelo Diretor Alessandro Araújo, da Escola Classe 501 de Samambaia, para falar sobre a história do negro no Brasil, por ocasião da culminância da Semana da Consciência Negra e a importância dos Movimentos Sociais para a conquista de direitos.
Madalena falou sobre o Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor (MOPOCEM), enfatizando as lutas na área de saúde, educação, cultura, urbanização, meio ambiente, em destaque para a questão dos Parques ecológicos e a “crise hídrica” no DF. Sobre a questão da luta pela água, explicou que na segunda quinzena de Março-2018 haverá um encontro internacional do Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA 2018) com o tema “A água é direito, não mercadoria”. Viridiano discorreu sobre o tema “A história do negro” (escravidão, libertação, direitos, sistema de cotas, Lei 10.639/2003, a diversidade ea consciência negra para o combate ao racismo).
Após as apresentações, o diretor abriu para perguntas e comentários. Foram poucas as participações, porém de muita qualidade.
Os professores Viridiano e Madalena agradeceram a recepção calorosa com o café da manhã oferecido, o carinho especial da direção e a atenção de todas as professoras e professores.
1
2
3
4
Nenhum comentário:
Postar um comentário