Na manhã desta terça-feira (21/11), ocorreu no CED 11, o 1º Debate da Cruzada da Cidadania - Participação X Corrupção, uma série de debates que estão ocorrendo pela cidade, no caso de Ceilândia, começou pelas Escolas de Ensino Médio e Centros Educacionais. O jovem Higor Savio, membro da Coordenação do Projeto da Cruzada da Cidadania lembrouque as entidades organizadoras são: CUT, DIEESE, SINPRO, ASCAR-DF, Sindicato dos Bancários e o GDF. Higor esclareceu sobre os objetivos da Cruzada da Cidadania que visa à participação e o diálogo com os jovens, adultos e comunidade em geral, percorrendo as mais diversas cidades e localidades do DF, promovendo debates em escolas, faculdades, espaços comunitários, visando a autonomia e o empoderamento dos participantes no combate à corrupção, por meio da participação qualificada.
Os debatedores foram Max Maciel do grupo Ruas que tratou do controle social a partir da experiência que tem nos movimentos que participa; Max Ribeiro do DIEESE trouxe o retrato atual do Brasil, a partir dosdados recentes de emprego/desemprego, dos prejuízos que a reforma trabalhista e o congelamento de recursos por 20 anos para saúde e educação trarão para os jovens de hoje. Bevenuto P. Gonçalves da ASCAR disse palavras deboas vindas aos jovens estudantes e alguns aconselhamentos e Madalena Torres, do CEPAFRE/MOPOCEM falou sobre as lutas do movimento e em que a corrupção atrapalha a implantação de políticas públicas que deveriam ser investidas na cidade. Após as falas, ocorreu um debate envolvendo questões sobre política, corrupção, eleições, participação do jovem na política, organização de grêmios etc.
Concluídas as falas, foram selecionados 10 alunos para uma visita à Câmara Legislativa - DF, a fim de conhecerem a comissão de orçamento e saberem como votam o orçamento para a cidade. O coordenador do debate agradeceu a direção da escola, os professores, os alunos do CED 11 e a equipe de debatedores.
1
2
3
4
5
Nenhum comentário:
Postar um comentário