segunda-feira, 22 de maio de 2017

Conferência de Saúde das Mulheres da Região Oeste do DF -Ceilândia/Brazlândia – (20/05/17)

Na manhã do dia 20/05(sábado), ocorreu a I Conferência de Saúde das Mulheres da Região Oeste (Ceilândia e Brazlândia), das 7h30min às 14h30min, no Centro de Referência de Assistência Social(CRAS) de Ceilândia Norte, na QNN 15, Área Especial, Módulo A, Via Oeste, com o objetivo de mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade acerca do direito à saúde das mulheres, de forma integral e equitativa. Nesse sentido, a última conferência com temática de gênero ocorrida, fez 30 anos.



O primeiro momento da conferência foi o credenciamento e o café da manhã.
No segundo momento, houve uma mesa de abertura com a presidenta do Conselho Regional de Saúde de Ceilândia - Andrecinda R. M. Pina, a Superindentende da Região Oeste - Dr. Talita Lemos Andrade, a professora da FCE/UnB - Mariana Sodário Cruz, representante dos usuários de saúde - Kelly C. G. Grigório, a presidente do Conselho Regional de Saúde de Brazlândia - Eliana Carvalho Nunes e a representante dos usuários do SUS de Brazlândia - Joelma Aureliana de Oliveira.

No terceiro momento, houve palestras sobre os quatro eixos a serem discutidos na Conferência, quais sejam:
a)O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres - Expositora Profª Dr Mariana Sodário Cruz;
b)O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres -  Expositora Profª Msc Maria Luiza Pinho Pereira;
c) Vulnerabilidades nos ciclos de vida das mulheres na Política Nacional de Atenção Integral a Saúde das Mulheres - Expositora Profª Dr. Silvia Badim;
d) Políticas Públicas para Mulheres e Participação Social - Expositora Profª Dr. Silvia Badim.
Três eixos foram abaordados por pessoas da saúde, mas o eixo “O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres”, foi abordado por Maria Luiza Pinho do GTPA/ Fórum EJA DF/Centro de Memória Viva, grupos que o CEPAFRE integra.
Após as exposições, o quarto momento foi o trabalho em grupos, com base nos quatro eixos já citados.

O quinto momento foi de apresentação das propostas dos grupos e aprovação das mesmas, bem como aprovação das moções apresentadas. Nesse sentido, o MOPOCEM, apresentou duas moções, uma de apelo aos deputados distritais, para que destinem recursos à construção do segundo hospital de Ceilândia e a outra foi de repúdio às famigeradas reformas que estão sendo aprovadas no Brasil, como foi o caso da PEC 55, que congela os recursos da Saúde e Educação por 20 anos.
Enfim, o último momento foi de Eleição das delegadas à Conferência Distrital de Saúde das Mulheres, prevista para ocorrer nos dias 30/6 e 1/7.
Participaram pelo CEPAFRE, as diretoras Danielle Estrela, Kelly Grigório e Madalena Torres.

Pelo MOPOCEM, participaram Larissa Alencar(coordenadora), Abadia Alves de Brito, Elândia Reis, Maria das Graças Araújo e Maria do Carmo Reis.














Nenhum comentário:

Postar um comentário

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÃO (conforme o Art. 12 §4º do Estatuto do Cepafre) - 2024

Convocamos os associados e as associadas do Cepafre a comparecerem para a Assembleia Ordinária de eleição da Diretoria e do Conselho Fiscal ...