quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Visita às turmas de Alfabetização do Programa DF Alfabetizado no Setor P. Norte – (26/10/2016)

Na noite de quarta-feira (26/10/16), ocorreu mais uma visita de acompanhamento pedagógico às turmas de alfabetização do Programa DF Alfabetizado da Escola Classe do Setor P. Norte – Ceilândia, localizada na Rua Cascalheira, do Setor Habitacional Sol Nascente. Ao chegar, a Coordenadora Pedagógica Luzineide Ribeiro Mendes e a Vice- Presidente do Centro de Educação Paulo Freire (CEPAFRE), Madalena Torres, encontraram as alfabetizadoras que já estavam na escola aguardando suas turmas, aos poucos todos foram chegando. Na primeira sala explorada (turma da educadora Emanuelle Galeno, a alfabetizanda Maria Alves estava completando 72 anos e a turma junto com alguns membros da família resolveram fazer uma surpresa para ela levando bolo, salgados e refrigerantes, a fim de realizarem uma confraternização.





A turma justificou que a surpresa era merecida, pois segundo os colegas, Dona Maria ficou muito doente e quase desistiu de estudar, porém sua fé e persistência a fizeram se recuperar, retornando à escola. Dona Maria agradeceu a atenção da professora, da família e de todos os amigos que lhe fizeram aquela gentileza.


Na segunda sala visitada (turma da educadora Kelly Cristina Melo Pereira)a alfabetizadora estava com vários dados coloridos com nomes de personagens de uma história que iriam criar para produção de um texto coletivo.




Os personagens eram um príncipe, uma princesa, um pirata e uma fada, já o cenário era um castelo, situado num deserto. A criatividade da turma era bastante aguçada, aos poucos foram deixando a timidez de lado com a ajuda da professora que ia conduzindo o debate até que uma bela história foi construída. A terceira sala (turma da alfabetizadora Alizete Ferreira), foi também, muito divertida, a turma é extremamente participativa e estava com imagens coloridas que foram distribuídas em cinco grupos diferentes para que criassem uma história sequenciada sobre uma pessoa personagem passadeira de roupa.



Em todas as turma, o prazo de 24 a 31/10/16, para se inscreverem no número 156, opção 2, foi enfatizado, com o objetivo de darem continuidade aos estudos, no 1 segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As alfabetizadoras informaram que vários estudantes já haviam se inscrito, inclusive estão fazendo um abaixo-assinado, com a finalidade de reivindicar a continuidade da escolarização na EJA, no mesmo estabelecimento de ensino onde funcionam as turmas em questão. Com as obras de infraestrutura de águas pluviais, o acesso à escola está muito difícil, visto que tem muita terra em frente à instituição, quando chove, por exemplo, a avenida fica intransitável. Essas visitas de acompanhamento fazem parte da parceria entre a Coordenação Regional de Ensino de Ceilândia (CRE/SEEDF) e o Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia (CEPAFRE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debate-diálogo: Uma aproximação das ideias de José Marti e de Paulo Freire com o universitário Johansen Reyes (Cuba) - 18/10/2024

No dia 18/10/24 realizamos nosso encontro de formação continuada, contando com a presença do residente cubano Johansen, participante do proj...