terça-feira, 25 de outubro de 2016

Semana Universitária – Roda de conversa Centro de Memória Viva – CMV/ Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá e Itapoã – CEDEP (24/10/2016)

Na noite de segunda-feira, 24/10, aconteceu a roda de conversa no Centro de Memória Viva – CMV em parceria com o Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá e Itapoã – CEDEP, como parte da Semana Universitária da Universidade de Brasília-UnB que aconteceu de 24 a 27 de outubro. No Paranoá aconteceu no Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá e Itapoã – CEDEP, localizado na Quadra 09.
O evento contou com diversos estudantes do Programa DF Alfabetizado e alfabetizadoras, representando o CEPAFRE esteve presente o associado da entidade, professor Gilberto Ribeiro do Nascimento, que também acompanha e representa o CEPAFRE no projeto do CMV em Ceilândia. Representando o CMV, a professora Maria Luiza Pinho Pereira e os (as) extensionistas: Jéssica Maciel, Jéssyca Fernandes, Kauanna Vasconcelos, Nathália dos Santos e Pedro Costa, as professoras Maria de Lourdes Santos e Leila Maria de Jesus do Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá e Itapoã – CEDEP.


     A professora Leila coordenou a evento, agradecendo a presença de todos e todas, destacou que o CMV tem por finalidade pesquisar, preservar e sistematizar as memórias coletivas da Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular e Movimentos Sociais no DF, por meio da coleta, organização, sistematização de documentos em seus vários suportes, inclusive por meio das histórias orais dos atores sociais representativos na memória da EJA. Entre as finalidades, está a construção de acervo em dois formatos: físico e virtual informou que o Centro de Referência localizado na FE - Faculdade de Educação, sala 10, e conta com um acervo fotográfico de mais de 200 peças que é composto em grande maioria por doações desde 2012, pela professora Maria Luiza, que atuou durante anos junto à universidade e aos movimentos sociais e ainda hoje dinamiza a vivência da EJA. Esse acervo vem sendo tratado desde 2013 pelos bolsistas do programa, é coordenado pelo o professor Erlando da Silva Rêses e conta com coordenadores adjuntos: professora Maria Luiza, professor Gilberto Ribeiro do CEPAFRE e Leila Maria que representa o CEDEP.
Após este momento passou a palavra para o professor Gilberto Ribeiro que falou brevemente sobre o trabalho que o CEPAFRE desenvolve desde o ano de 1989 em Ceilândia, que foi uma continuidade do trabalho do Núcleo Paulo Freire uma experiência que aconteceu no ano de 1985 com mestrandos da UnB entre as quais uma delas era a professora Maria Luiza. O professor Gilberto ressaltou o início de sua trajetória como educador popular no início dos anos 90 onde realizava trabalho de alfabetização no setor QNQ, na Escola Classe 61, que a princípio tinha medo de trabalhar naquela região, mas com o tempo superou este obstáculo.
A professora Maria Luiza destacou a importância do registro histórico, não somente do que está nos papéis e fotografias, mas também de pessoas que podem relatar fatos que geralmente não é encontrado nos livros.
Foi aberta a fala para os demais participantes que relataram um pouco da história do início da cidade do Paranoá, da luta pelo o direito a moradia contra a remoção e pela a água.

A atividade foi concluída com um lanche coletivo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debate-diálogo: Uma aproximação das ideias de José Marti e de Paulo Freire com o universitário Johansen Reyes (Cuba) - 18/10/2024

No dia 18/10/24 realizamos nosso encontro de formação continuada, contando com a presença do residente cubano Johansen, participante do proj...