terça-feira, 21 de junho de 2016

Servidores e população do DF lutam contra as OS na Saúde - (21/06/2016)

Na manhã do dia 21/06/16, servidores públicos da saúde e população do DF realizaram, em frente à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), um Ato contra as Organizações Sociais (OS) na Saúde. Danielle Estrela, diretora do CEPAFRE e suplente no Conselho Regional de Saúde de Ceilândia também participou. O ato ocorreu com o objetivo de pressionar os/as deputados/as que fazem parte da Comissão de Constituição e Justiça da CLDF a colocarem como pauta extra a votação da admissibilidade do Projeto de Emenda à Lei Orgânica do DF (PELO) nº 43/2016, uma medida que pode barrar a entrada das organizações sociais no DF, que não foi contemplada pela Comissão de Constituição e Justiça no dia 07/06.
Segundo o site do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do DF (SINDATE-DF), a "diretoria alerta para um momento crucial. A categoria deve estar unida e atuante na causa contra as OSs, os parlamentares precisam ver que o povo, o dono da casa, está insatisfeito com a medida e não vai aceitar manobras para ludibriar e forçar a população a pagar pela falta de gestão, de administração e de caráter daqueles que querem empurrar as Organizações Sociais para o Sistema Único de Saúde a qualquer custo".
Como entidade-membro do Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor (MOPOCEM), o CEPAFRE é contra o movimento que defende a entrada de Organizações Sociais na Saúde e na Educação, sobretudo contra o sucateamento do Sistema Único de Saúde (SUS) com o objetivo principal de justificar a entrada da iniciativa privada. O CEPAFRE também está na luta pelo SUS gratuito, 10% público e de qualidade.
No final da tarde, foi noticiado que a pressão da população deu resultado desta vez, pois a questão entrou em pauta e foi aprovada com placar de 3X2.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debate-diálogo: Uma aproximação das ideias de José Marti e de Paulo Freire com o universitário Johansen Reyes (Cuba) - 18/10/2024

No dia 18/10/24 realizamos nosso encontro de formação continuada, contando com a presença do residente cubano Johansen, participante do proj...