Na noite de sexta-feira, 11/03, no Curso de
Formação de Alfabetizadores para Jovens e Adultos do Programa DF Alfabetizado,
ocorreu a oficina de Pós-Alfabetização. Primeiro foram apresentados os
procedimentos de revisão das famílias das palavras geradoras, formação de
frases, separação silábica, leitura, escrita e interpretação.
Após esse momento, foram formados 5 grupos, os quais deveriam ler todo
texto referente à Pós-Alfabetização. Lido o texto, a coordenadora da oficina,
Madalena Torres, pediu aos grupos que desenvolvessem as seguintes atividades:
· Grupo 1-
Criação de um Jogo da Memória a partir de gravuras entregues ao grupo;
· Grupo 2- Produção da história da Ceilândia,
incentivado por um texto do Carlos Drummond de Andrade - "Cidadezinha
qualquer";
· Grupo 3- Apresentação de Literatura de Cordel
sobre a história de Ceilândia;
· Grupo 4- Estudo e apresentação de uma história
de vida;
· Grupo 5- Criação e correção de bilhetes no
processo de descoberta.
Após os grupos retornarem à sala, Madalena
fez a escala de lanches para a semana, anotando no quadro, o nome de cinco
pessoas em cada dia da semana para trazer o lanche coletivo. Em seguida,
convidou os grupos a apresentarem e executarem as atividades discutidas em
grupo. O primeiro, apresentou um poema de Carlos Drummond de Andrade que trata
de uma cidadezinha pequena de Minas Gerais. O desafio era que o grupo deveria
criar um poema inspirado no que foi apresentado e que apresentasse
características da cidade onde os alfabetizandos residem: Ceilândia. O
resultado foi a produção de um excelente texto. O segundo grupo apresentou um
cordel que fala da cidade de Ceilândia e também comentou o quanto é importante
o alfabetizador apresentar histórias da própria cidade, para conhecê-la melhor.
A ideia é que, a partir do texto do Cordel, se trabalhe aspectos importantes
sobre a cidade de moraria e se levante as principais dificuldades, para
fomentar a discussão no Círculo de Cultura, bem como observar as características
textuais, como título, parágrafos, palavras que necessitam do uso do dicionário
para analisar o sinônimo das mesmas. O terceiro
grupo, apresentou um texto com a história de uma mulher e, sem falar o nome de
início, os presentes deveriam escutar o que se falava sobre ela e ao final
adivinhar quem era. O texto foi sobre Chiquinha Gonzaga. O quarto grupo, com a
incumbência de introduzir o Bilhete, afixou, no quadro, uma cartolina com um
pequeno bilhete, datado e assinado por João. Questionando a turma sobre o que
não estava correto e o que estava correto no cartaz em relação ao formato de um
bilhete. Foi realizada a correção, destacando que, na Pós alfabetização, tão
importante quanto se entender o que está escrito (o sentido) é começar a
aplicar as noções da norma culta. Claro que é necessário ter cautela, pois
ainda não é bom se utilizar termos técnicos como vocativo, aposto. Contudo, já
é hora dos alfabetizandos começarem a se familiarizar com a forma correta (culta)
de se escrever. O quinto e último grupo recebeu algumas figuras impressas e
algumas fichas em branco para elaborarem jogos e atividades para turma de
alfabetização. O grupo, envolvendo a turma, mostrou que, com o material, era
possível fazer um jogo da memória ou um jogo de correspondência entre a figura e
a respectiva palavra escrita.
Uma integrante do grupo
complementou dizendo que era possível realizar ditados (individuais e
coletivos) e fazer revisão, principalmente, das palavras que apresentaram maior
dificuldade para a turma de alfabetização. Após as apresentações, Danielle
Estrela informou à turma dos alfabetizadores e coordenadores que estão fazendo
o curso que a Equipe de Formação, atendendo uma solicitação da Coordenação
Regional de Ensino, elaborou um instrumento de avaliação para colaborar com a
avaliação formativa e processual. Com o objetivo de dar conhecimento às
questões e oportunizar a revisão dos temas em casa, foram lidas as cinco
questões que tratam dos assuntos trabalhados nos quatro primeiros dias do
Curso. Na segunda-feira, serão destinados 40 minutos, para responder as
questões propostas. Os dez que entraram no curso por último só irão responder,
após a reposição dos três primeiros encontros.
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