sexta-feira, 1 de março de 2024

Audiência Pública sobre o Centro Metropolitano de Taguatinga/CMT – (29/02/2024)

Na noite de 29/02 (quinta-feira), às 19h30min, no auditório da UAC - Campus de Ceilândia - UnB, ocorreu Audiência Pública sobre o Centro Metropolitano de Taguatinga. Essa audiência foi proposta pelo GDF, nas representações da Terracap, Brasília Ambiental e Secretaria de Meio Ambiente.

Foi lido o regimento interno da audiência pública e apresentada a proposta de construção verticalizada para 45 mil habitantes, com utilização de 130 lotes residenciais, com espaços públicos, avenidas arborizadas, ciclovias, calçadas amplas etc. Nesse sentido, houve apresentação de estudo preliminar do uso do espaço, com imagens de parte da Arie JK a ser utilizada.

As reações das lideranças dos movimentos sociais de Ceilândia, Por do Sol/ Sol Nascente, Taguatinga, Samambaia e produtores rurais não foram favoráveis a esse empreendimento, uma vez que a comunidade está preocupada com os estragos que as chuvas vêm trazendo para a cidade com as redes fluviais antigas e insuficientes, o rio Melchior no nível 4, com grande carga de esgoto sendo nele despejadas e a Arie JK bem degradada. 

Nesse sentido, a comunidade apresentou estudos científicos contrários ao que os representantes do governo expuseram, além de propostas concretas resultado das discussões de várias organizações das cidades envolvidas e apresentadas no Seminário denominado “Salve a ARIE JK/RIO MELCHIOR - Em defesa das Águas do Rio Melchior e pela preservação do Cinturão Verde de Ceilândia, Taguatinga e Samambaia”, ocorrido em 24/2/2024(sábado).

A comunidade ponderou sobre a diminuição do cinturão verde, da morte de nascentes, de mais esgoto despejado no rio Melchior, da diminuição da fauna e da flora, dos prejuízos aos produtores rurais que mais preservam a Arie JK e estão nesse espaço desde a década de 60.

As propostas concretas foram: revitalizar o rio Melchior, reclassificando-o para nível 2, bem como a Arie JK, com o cinturão verde, fortalecendo a sustentabilidade das nascentes existentes, da fauna e da flora. 

A comunidade participou intensamente do debate e membros do Cepafre, do Mopocem e de vários outros grupos estiveram presentes com muita luta e resistência em defesa de um meio ambiente saudável para todos.

Às 22h50min, o governo encerrou a audiência pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro presencial Rodas de Conversas em Alfabetização Popular – 04/05/2024

Na tarde de sábado (04/05/2024) ocorreu o encontro presencial “Rodas de Conversas em Alfabetização Popular – Socialização de Experiências em...