segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Seminário Salve a ARIE JK/Rio Melchior - Em defesa das Águas do Rio Melchior e pela preservação do Cinturão Verde de Ceilândia, Taguatinga e Samambaia - (24/02/2024)

Na tarde de 24/02/2024(sábado), das 14h30min às 18h, no auditório da Escola Parque Anísio Teixeira de Ceilândia (EPAT), na QNM 27 Módulo B (na avenida do HRC), ocorreu o SEMINÁRIO ARIE JK/RIO MELCHIOR - Em defesa das Águas do Rio Melchior e pela preservação do Cinturão Verde de Ceilândia, Taguatinga e Samambaia.

A coordenação fez a abertura enfatizando os objetivos do seminário que seria discutir, fortalecer buscar a revitalização da Arie JK, como cinturão verde de Ceilândia, bem como lutar para preservação do Rio Melchior. 

Enfatizou que esse seminário precisa levar propostas concretas para a Audiência Pública sobre o Centro Metropolitano de Taguatinga (CMT), que ocorrerá no dia 29/02/2024(quinta-feira), no auditório da UAC, Faculdade de Ceilândia - UnB, promovida pelo GDF (Terracap, Brasília Ambiental e Secretaria de Meio Ambiente).

Nesse seminário participaram representantes dos seguintes movimentos: Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor (Mopocem), Casa da Natureza – Cultura & Social, Comissão em Defesa do Meio Ambiente (Condema), Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia (Cepafre), ComCausa, Rede Cidadã de Taguatinga (Recita), Associação Alternativa Terrazul, Fórum de Defesa das Águas do DF, Vida e Água para as Aris, Movimento Pró-Universidade Pública de Ceilândia (Mopuc), Associação da Expansão do Setor “O” (Aceso), Centro Cultural Ferrock, Organização Ceilandense (OC), Filhas da Terra, Menino de Ceilândia, Conselho de Segurança do Pôr do Sol e Sol Nascente (Conseg), Associação dos Produtores Rurais de Taguatinga (Aprotag) e integrantes da comunidade.

O objetivo do Seminário foi discutir e fortalecer a Arie JK, evitar que ocupem esta área com 130 lotes para construções verticalizadas, revitalizem a mesma e tornem o Rio Melchior para o Nível 2, dado que, atualmente, ele está no nível 4, recebendo grande carga de esgoto.

Para esse debate foram convidados quatro palestrantes que expuseram sobre os seguintes temas: Água/ Rio Melchior - Igor Gonçalves; Ocupação Urbana - Felipe Resende; Arie Jk e a produção Alimentação Saudável – Massae Watanabe e Maria Abadia Chaves Barberato.

Após a exposição, houve debate, intervalo para lanche e a organização de três Grupos de Trabalho, conforme as temáticas tratadas pelos palestrantes. 

O Seminário contou com a presença de mais de 70 pessoas, finalizou no horário previsto, alcançando os objetivos previstos para o encontro.

A coordenação agradeceu a participação efetiva dos integrantes do seminário e encerrou a atividade ressaltando a participação de todos na audiência pública do dia 29/2.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro presencial Rodas de Conversas em Alfabetização Popular – 04/05/2024

Na tarde de sábado (04/05/2024) ocorreu o encontro presencial “Rodas de Conversas em Alfabetização Popular – Socialização de Experiências em...