terça-feira, 5 de março de 2024

Conversas de Paz e Esperança – 3/03/2024

Na tarde de sábado (03/03), Maria Madalena Tôrres integrante da Diretoria do Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia (Cepafre) foi convidada pelo coordenador do programa “Conversas de Paz e Esperança”, Daniel Higino, para uma entrevista que será veiculada no canal de YouTube.

Nessa entrevista de vinte minutos, antes de discorrer sobre o tema “Esperança”, Madalena foi indagada sobre sua biografia e sua participação no Cepafre. 

Em seguida Daniel lhe perguntou como podemos definir “Esperança” e os sentidos que a palavra pode apresentar. 

Após falar do tema de modo mais genérico, foi questionada sobre o que Paulo Freire tratou na obra Pedagogia da Esperança – Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido (1992) e o que seria o sentido de “Esperançar” que muita gente tem repetido, porém sem a reflexão que o autor anunciava. 

Madalena esclarece que a palavra “Esperança” se repete 107 vezes no livro Pedagogia da Esperança e, segundo Freire, a obra revisita a Pedagogia do Oprimido (1987), mas não trata da questão “Esperançar”, propriamente dita. Entretanto, o filósofo Mário Sérgio Cortella (2013) atribui a Paulo Freire esse termo como verbo “Esperançar” no sentido de superar as situações limites para se chegar ao inédito viável. E continua... Esperançar é ser capaz de buscar o que é viável para fazer o inédito. Esperançar significa não se conformar, lutar, buscar e construir coletivamente as soluções possíveis.

Madalena completa ressaltando a importância do Cortella trazer essa ponderação, uma vez que poucos estudiosos da obra de Paulo Freire, o fizeram. 

Daniel concluiu solicitando a Madalena que divulgasse algo sobre o trabalho coletivo do Cepafre. Dessa maneira, ela apresentou as publicações referentes ao Cepafre que estão no blog: Cepafre.blogspot.com.br, expondo o Caderno Alfabetizar é libertar (2020) e as várias atividades que ocorrem na entidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro presencial Rodas de Conversas em Alfabetização Popular – 04/05/2024

Na tarde de sábado (04/05/2024) ocorreu o encontro presencial “Rodas de Conversas em Alfabetização Popular – Socialização de Experiências em...