No 24 de outubro de 2025, foi comemorado os 30 anos do NesCuba (Núcleo de Estudos Cubanos/Ceam/UnB) Foi uma solenidade com muita alegria e rodeada de companheiras e companheiros solidários a Cuba. Presentes estudantes, professores e professoras da UnB, assim como representantes de organizações sociais e políticas do DF, companheiros e companheiras que participam deste nosso trabalho coletivo.
Após as palavras iniciais de uma das fundadoras do Nescuba, Maria Auxiliadora César, sobre o processo histórico de criação do Nescuba, fizeram parte da mesa de abertura do evento, o Exmo. Embaixador de Cuba no Brasil, Sr. Adolfo Curbelo Castellanos, a Magnífica Reitora da Universidade de Brasília, Sra. Rozana Reigota Naves, o Sr. Fernando Scardua, e o Sr. Rafael Vilas Boas, respectivamente da direção do Ceam e do Nescuba, diretores e diretoras das organizações representativas dos segmentos de professores, técnico administrativos e estudantes da UnB – ADUnB, SintFub e DCE, representantes de organizações sindicais e políticas do DF.
Após as saudações, assistimos ao excelente espetáculo teatral Aurora, inspirado no livro A revolução de Anita, que trata da importância fundamental da educação para as pessoas, visando a transformação do mundo, e da Campanha Nacional de Alfabetização de 1961 em Cuba, quando foi erradicado o analfabetismo, o que emocionou os participantes. Após o espetáculo, foram servidos, na praça Chico Mendes, o típico pão com leitão cubano, mojitos e cantamos os parabéns ao Nescuba, soprando, todos, as velas dos seus trinta anos de trabalho ininterrupto em defesa da Revolução Cubana. A Embaixada de Cuba no Brasil, também representada por sua conselheira política Idalmis Brooks e por Bernaldo Rodríguez, do Consulado, ofereceu livros e almanaques de Cuba para distribuição aos participantes. O grupo de dança Corazón Salsero convidou os presentes a dançar, ao som da boa música cubana.
O Núcleo de Estudos Cubanos
O Nescuba, é necessário recordar, tem suas raízes históricas alicerçadas no início dos anos 1980, período do processo de redemocratização do país, após duas décadas de ditadura militar, quando um grupo de militantes em Brasília começou a realizar atividades de apoio à Revolução Cubana e desse processo resultou, em 1986, ano da retomada das relações diplomáticas entre Brasil e Cuba, a criação da Associação Cultural Brasil-Cuba e, em seguida, do CDR Internacionalista. Hoje existem diferentes organizações em Brasília que compõem o Movimento Brasileiro de Solidariedade a Cuba, apoiado pelo ICAP, cuja história está escrita na publicação "Movimento Brasileiro de Solidariedade a Cuba. Uma história de luta e paixão pela nossa América", datada de 2017, que será atualizada em breve.
Alguns desses militantes, no final dos anos 1980, ingressaram como professores da Universidade de Brasília e, no âmbito da UnB, propuseram a criação do Nescuba – Núcleo de Estudos Cubanos, um dos núcleos temáticos (NT'S) do CEAM – Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, oficializado pela Lei da Reitoria da Universidade de Brasília n° 1959, novembro de 1995, ocasião na qual recebeu do Partido Comunista de Cuba, as valiosas Obras Completas de José Martí.
Assim, neste ano de 2025, comemoramos seus 30 anos de trabalho ininterrupto, com programas socioculturais e políticos, no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília e em outros campi da UnB, já anunciando atividades em comemoração ao centenário do Comandante Fidel Castro no próximo ano de 2026.
Nesses 30 anos, o Nescuba esteve presente nas ações de desenvolvimento de importantes atividades do Ceam em diferentes momentos, participando de comissões de trabalho, como as de publicações; de organização de seminários sobre Política e Planejamento Estratégico; da organização de ações relacionadas às comemorações de seu 30º aniversário de criação, em 2016, contribuindo para a elaboração de um documento impresso e do vídeo Memorias do Ceam; da organização interna dos Núcleos em eixos temáticos, bem como da Comissão para a elaboração do seu atual Regulamento Interno e sua Política Institucional, aprovados pelo Conselho Universitário em 7 de dezembro de 2018.
Desde o início de sua criação, o Nescuba fomentou diferentes pesquisas e ofereceu cursos sobre a realidade cubana para estudantes de graduação e para o público externo à UnB como programas de extensão, além de organizar e/ou participar de atos políticos, eventos, conferências, junto a instituições, organizações e partidos políticos, em solidariedade a Cuba, no Brasil e na Ilha.
Nos anos 2000, o Nescuba participou, juntamente com a Embaixada de Cuba no Brasil, da seleção de estudantes brasileiros para os cursos de medicina da Escola Latino-Americana de Medicina - ELAM, com bolsas oferecidas pelo governo cubano.
Além disso, realiza intercâmbios de professores entre universidades cubanas e a UnB, e atividades de articulação com organizações cubanas para facilitar os estudos e pesquisas em diferentes áreas do conhecimento para estudantes, especialmente os da pós-graduação, e firma Memorandos de Entendimento entre a UnB e universidades e/ou instituições cubanas.
Desempenhou o Nescuba papel importante, com outras organizações, nas lutas históricas durante este processo revolucionário cubano, como na ocasião do sequestro de Elián González; na prisão de cinco cubanos injustamente acusados de terroristas, hoje heróis da República de Cuba. E também na denúncia incessante do criminoso e genocida bloqueio comercial, econômico e financeiro a Cuba e sua extraterritorialidade, e de sua inserção, reiteradamente, na lista de países supostamente promotores do terrorismo, quando Cuba, no seu processo histórico revolucionário, tem demonstrado, suas ações solidárias pelo mundo, como por ocasião da Covid 19, com o envio de brigadas médicas que salvaram vidas em inúmeros países, assim como suas atuações em defesa de causas justas, como no caso da Palestina, cuja população sofre um genocídio promovido por Israel.
Seguindo seus principais objetivos acadêmicos, de divulgar a realidade cubana no contexto da América Latina e fortalecer os laços de amizade e solidariedade entre Cuba e Brasil, o Nescuba tem realizado atividades de ensino, pesquisa e extensão, expressas em seus relatórios anuais.
O Núcleo conta com um grupo de professores da UnB e voluntários, que colaboram com o conteúdo da disciplina “Processo socio histórico cubano e contexto atual”, oferecida a cada semestre, desde 2007. Diferentes coordenadores assumem a direção do Nescuba a cada dois anos e têm aferido sua contribuição para o desenvolvimento das atividades.
Como publicações, encontram-se os Cadernos do Ceam e, além dos livros publicados por seus membros, títulos relacionados ao Herói Nacional da República de Cuba, José Martí, como a tradução do seu ensaio emblemático Nossa América (2011) - segunda edição em processo, e uma seleção, compilação e tradução de textos sobre o Partido Revolucionário Cubano (2024), ambos bilíngues e publicados pela Editora Universidade de Brasília. A biblioteca do Nescuba possui mais de 800 títulos, selecionados por assunto, para favorecer leituras e pesquisas de estudantes e do público externo à Universidade.
Tem promovido intercâmbios de profissionais em diferentes áreas do conhecimento e de estudantes, cubanos e brasileiros, como parte do grande Projeto de Pesquisa Memória e História da Educação de Jovens, Adultos e Idosos – Pegadas de Paulo Freire, uma das ações propostas quando da celebração do Centenário do nascimento de Paulo Freire, realizada na UnB. Este Projeto possui 4 (quatro) objetivos articulados, desde o mapeamento, organização e disponibilização da produção freireana em uma rede de pesquisadores, instituições públicas de ensino, pesquisa e extensão, até a formação permanente de pessoas e coletivos que atuam em diversos movimentos sociais, produzindo práticas emancipatórias de produção de conhecimento. Inclui a troca de experiências entre Brasil e Cuba, com ênfase nas aproximações dos pensamentos libertários de José Martí e Paulo Freire, já na terceira edição neste ano de 2025. A fase final do Projeto consiste na construção, em Planaltina/DF (FUP/UnB) do Memorial Paulo Freire, cujo projeto arquitetônico está concluído, e abrigará a Cátedra José Martí, criada em 2023, também na FUP/UnB. O projeto de extensão Conhecimento e Participação Coletiva, com o apoio do Decanato de Extensão da UnB, faz parte destas ações.
Em agosto de 2025, foi comemorado em Havana o 15º aniversário de um projeto vinculado ao Decanato de Extensão/UnB, o “Rincão do Brasil em Cuba. Memorial Hélio Dutra”, auspiciado pelo Instituto Cubano de Amizade entre os Povos – ICAP
Adaptado de Nota_30_anos_Nescuba_para_site_Nescuba[2].docx - Documentos Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário