segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Reunião do Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor (Mopocem) - (23/11/2024)

Na manhã de sábado (23/11/2024), de 9h30 às 11h10, no Núcleo de Prática Jurídica, situado à CNN 01 Bl. E, Ceilândia Norte, aconteceu a reunião do Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor (Mopocem), a fim de discutir os seguintes pontos de pauta: a) Dinâmica de Grupo b) Informes; c) Análise de Conjuntura; d) Wilde: Proj. Praça Caixa D’água e Andanças e) Outros e Encaminhamentos. Gilberto coordenou a reunião e fez a relatoria. A reunião contou com a presença de nove participantes: Edmilson de Melo e Silva  (coordenação do Mopocem e diretoria do Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia - Cepafre), Nina Fernandes e Pedro Lacerda (Associados do Cepafre), João Monlevade (professor aposentado), Ivanete Silva Santos (coordenação do Mopocem e Casa da Natureza), Gilberto Ribeiro do Nascimento - coordenação do Mopocem e associado do Cepafre, os professores Humberto Francisco da Silva, Vilma Cavalcanti de Sousa, Itamar e o estudante Alexandre Pereira de Freitas.



Algumas pessoas justificaram as ausências devido ao choque de agendas. a) Dinâmica de Grupo, Ivanete passou a música “Sementes do Amanhã” (Erasmo Carlos), para reflexão, relacionando com a seguinte proposta, cada participante falaria uma palavra que significava a luta do Mopocem em relação aos 50 anos atrás e para os próximos 50 anos (uma alusão aos 50 anos da Caixa D’água de Ceilândia). Foram as seguintes palavras: comprometimento coletivo, pertencimento, união, política pública efetiva integrada, gestão e cidadania. Gilberto propôs que para o próximo ano as reuniões do Mopocem sejam realizadas por Setor: P Sul, P Norte, QNR, etc. O Mopocem faria contato com pessoas que são referências nos Setores. Itamar sugeriu criar o Núcleos Setoriais. b) Informes: Ivonete informou que este ano o Ferrock - Festival Revolução e Rock, completou 39 anos e realizará um evento que terá como temática a Ecologia, particularmente a defesa da Arie JK e do Rio Melchior, será na UnB - Campus Ceilândia, dia 30/11, próximo sábado de 8h às 18h.Gilberto informou que no dia 26/07/2024 membros do Mopocem (Gilberto, Vilma e Humberto) estiveram na Administração de Ceilândia e foram recebidos pelo assessor Marcelo para apresentar o documento “Propostas Diversas” entre as propostas tem a colocação de placas de sinalização em quadras e conjuntos, conforme já tem no Setor P Norte e Setor O, também iluminação natalina nos sete cruzamentos da Avenida Hélio Prates (HRC até a UPA). No dia 06/11/2024 o Mopocem (Gilberto, Vilma e Ivanete) voltou a conversar com o mesmo assessor na Administração e ele afirmou que não havia conseguido o patrocínio para iluminação, foi proposto por Ivonete instalar uma rede de luzes led na Caixa D’água, estamos no aguardo. d) Projetos Praça Caixa D’água e Andanças, o arquiteto Wilde Cardoso Gontijo Junior do Movimento “Andar a Pé” consultou o Mopocem para fazer uma parceria, onde o Mopocem mobilizasse os diversos movimentos de Ceilândia para ele apresentar a proposta que é de fazer uma exposição na Biblioteca Pública de Ceilândia - Carlos Drumond de Andrade, com fotos do “ontem” e do “hoje” para ser exposto para os estudantes de Ceilândia e o público em geral, essa proposta também será levada para outras cidades. A relevância desse projeto é mostrar a memória histórica da cidade. e) Encaminhamentos: descentralizar as reuniões do Mopocem, em 2025 realizar um evento comemorativo cultural e a instalação de uma placa alusiva aos 50 anos da Caixa D’água de Ceilândia, a data prevista para março/2025. Retomar o Instagram Ceilutas, uma proposta de rede social para dar visibilidade as ações do Mopocem; Devido ao tempo não foi possível fazer a análise de conjuntura.
Próxima reunião prevista para o dia 07/12/2024 - primeiro sábado de dezembro, UnB/NPJ.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reunião com a representação do Projeto Saúde Ocular e Cidadania no Superior Tribunal de Justiça (STJ) – 26/11/2024

No final da manhã de terça-feira, 26 de novembro de 2024, das 12h30 às 13h30, ocorreu uma reunião no Superior Tribunal de Justiça (STJ), com...