Na manhã de quinta-feira, dia 04/04/2024, ocorreu no STJ o encontro de Formação Continuada de 2024, com as coordenadoras Maria Madalena Tôrres e Magnolia Pereira de Moura e os alfabetizadores do STJ e da CUT/DF. Estavam presentes nesse encontro: Angélica Cunha, Gilza Maria, Juliana, Rubenite e Vitalina.
Antes de iniciarmos a apresentação dos cartazes, distribuímos na mesa todos o material que levamos: tampinhas, os números de 0 a 9, revistas, encarte de supermercados, cola, tesoura, folha A4.
Madalena iniciou com a apresentação do 1º cartaz com a palavra geradora ESCOLA junto com o desenho representando-a e perguntando que palavra era essa. Em seguida fez a leitura da palavra usando a mão esquerda abaixo da palavra, passando-a pelas sílabas e pedindo que todos lessem. Repetiu várias vezes, e sem seguida apresentou o segundo cartaz com apenas a palavra e pediu que todos lessem, depois só quem tinha óculos, os que estavam de calça etc. Depois perguntou quantos movimentos são feitos com a boca ao pronunciar a palavra? Explicou que os alfabetizandos identificam quantas sílabas formam a palavra.
Continuando ela apresentou o 4º cartaz, fazendo a mesma pergunta, o que tem diferente desse cartaz com o outro? Pediu novamente que todos lessem e que um dos participantes pegasse na mesa o numeral que representa a quantidade de sílabas da palavra ESCOLA e fixou no quadro ao lado da palavra. Continuou a fazer a leitura da palavra e que é uma preparação para o conhecimento das famílias fonêmicas que compõem as sílabas da palavra geradora.
Logo em seguida ela apresentou o 5º cartaz com as famílias fonêmicas das sílabas da palavra geradora em estudo. Lendo na horizontal as famílias e sempre lançando perguntas: O que tem de igual nesse cartaz? O que tem de diferente? Reforçou o uso do alfabeto no Caderno de Alfabetizar é Libertar, página 23.
Após a apresentação das famílias fonêmicas, os alfabetizandos têm que circular no alfabeto as consoantes S, C e L e depois as vogais: a, e, o. Com isso eles não terão dificuldades em consoantes e vogais.
Após fechar todas as possibilidades de trabalhar esses cartazes seguindo todos os passos, passamos para o trabalho com os participantes, primeiro dividiu o grupo em dois e cada um ficou de confeccionar um tipo de jogo com o material para representar o estudo referente da palavra ESCOLA. Então, cada grupo apresentou os trabalhos: um apresentou a organização das palavras formando uma frase, o outro foi palavras retiradas de revistas com as sílabas da própria palavra já apresentada.
Foi uma manhã muito proveitosa, pois cada participante foi tirando suas dúvidas e Madalena ao mesmo tempo ia apontando as soluções para cada caso apresentando. Finalizamos marcando a data do próximo encontro dia 25/04/2025.
Nenhum comentário:
Postar um comentário