terça-feira, 12 de março de 2024

1º Encontro de Formação Continuada para Alfabetizadores de Jovens e Adultos no STJ – 11/03/2024

Na manhã de 11/03/2024(segunda-feira), de 09 às 12 horas, no Setor de Administração Federal Sul – SAFS, Quadra 06, Trecho III, Lote 01 - Asa Sul, Brasília - DF, Ceduc - Subsolo do Edifício dos Plenários, Sala CS058, a equipe do Centro de Educação Paulo Freire (Cepafre), Magnólia Pereira de Moura e Maria Madalena Tôrres realizaram o primeiro encontro de avaliação do trabalho de alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos Trabalhadores de 2024, com as alfabetizadoras do STJ e da CUT/DF.
Iniciou com as falas das alfabetizadoras do Círculo de Cultura da CUT/DF referente as dúvidas na aplicação do Método Paulo Freire, na Alfabetização de Jovens e Adultos. Segue abaixo os relatos; 

Ana Ribas: 

     • Dúvida quanto ao uso da letra caixa alta ou cursiva.                                      • Como trabalhar os alfabetizandos mais avançados e os com mais dificuldades;                                                                                                             • Sente dificuldades na aplicação das palavras geradoras.

Angélica Cunha:

    • O Método funciona.                                                                                          • Vemos a evolução dos alfabetizandos.                                                              • Alguns alfabetizandos sabem as letras, mas não sabem escrever;                   • Levou os alfabetizandos para a Biblioteca Nacional, mas não tinha sala disponível, então, ela usou um corredor cheio de painéis, apresentando a eles esse novo universo;                                                                                                  • Perguntou como trabalhar as diferenças apresentadas pelos alfabetizandos quando faltam aos encontros de alfabetização.

 Juliana Lin:

    • Busca ativa (dificuldade para encontrar os alfabetizandos no Plano Piloto), entregou folhetos, folder, mas, mesmo assim não tiveram muitos alfabetizandos;                                                                                                            • Uso do diário de bordo.                                                                                    • O que e como fazer para buscar o “nivelamento” dos alfabetizandos.

Gilza Maria:

    • Assustada com a rapidez da apresentação das palavras geradoras aos alfabetizandos;                                                                                                           • Dificuldade de reconhecimento das vogais. 

Vitalina Oliveira:

    • Que na turma tem 9 alfabetizandos que estão bem e 3 Todos têm letras bonitas.                                                                                                                     • Readaptação dos exercícios para os alfabetizandos (tem dificuldade para montar esses exercícios, pediu ajuda).                                                                     •Aula experimental para ensinar jogos e exercícios para os alfabetizandos.    • Compartilhar com todos os jogos e exercícios para aplicar aos alfabetizandos.                                                                                                         • Oficina para ensinar a confecção de jogos. 

José Pascal:

    • Método Paulo Freire não funcionou para alguns alfabetizandos;                      • Apresentação das palavras, muito rápidas.                                                        • Erramos em algum momento na aplicação do Método Paulo Freire.                •Tem uma alfabetizanda muito desmotivada acha que ela está desmotivada.


Logo em seguida a Madalena fez as intervenções referentes às questões apresentadas pelas alfabetizadoras da CUT/DF e STJ.                                  Dificuldade letra cursiva ou caixa alta. Apresentar as duas no quadro branco, quando for registrar as palavras geradoras.                                                        Madalena escreveu no quadro as famílias fonêmicas das sílabas da palavra geradora LOTE, em seguida, ela leu com os(as) participantes, sempre fazendo as seguintes perguntas:

O que tem de igual nessa família LA  LE LI LO LU?                              Resposta: O L ou a consoante L                                                                          E o que tem diferente?                                                                           Reposta; as vogais.                                                                                           E na família de TA TE TI TO TU?                                                                        Resposta; Consoante T é igual e as vogais são diferentes. 

LA LE LI LO LU
TA TE TI TO TU 

Reforçou o uso do alfabeto, mostrou no Caderno de Alfabetizar é Libertar, na página 23. 
Após a apresentação das famílias fonêmicas, os alfabetizandos devem circular no alfabeto as consoantes l e T e depois as vogais: a, e, i, o, u. Com isso eles não terão tantas dificuldades em discernir as consoantes e as vogais.    
Nunca vamos encontrar uma sala homogênea, nenhum alfabetizando é igual ao outro (Madalena falou de uma alfabetizadora, ela tinha suas diferenças, mas a turma foi a que mais se destacou no cenário das demais em 2023. 
O trabalho em equipe é fundamental, jamais, apresentar aos alfabetizandos as diferenças existentes entre os alfabetizadores. (o desafio trabalhar em equipe). 
A equipe tem que ser unida, sempre discutindo o que vai levar e apresentar aos alfabetizandos. Pensar em equipe. 
É importante a reunião de avaliação do trabalho desenvolvido durante a semana, para poder voltar para sanar as dificuldades apresentadas pelos alfabetizandos. 
Alfabetizandos com conhecimento cognitivo mais elevado tem que participar do debate, mas na hora de realizar as atividades, também é necessário realizar as atividades diversificadas; 
Entender qual é o limite do alfabetizador e do alfabetizando (paciência), principalmente quando o alfabetizando demonstra uma certa resistência em aprender. 
Observar a sondagem para a partir dela, elaborar os exercícios de aprendizagem; 
Acompanhamento nas formações continuadas. 
Criar projetos e apresentar aos órgãos públicos para ver a questão das passagens dos alfabetizandos. 
Os exercícios estruturais para crianças devem ser readaptados para os alfabetizandos. Jovens e adultos; 
Cada educador que trabalha em dupla ou em trio, precisa perceber as dificuldades dos alfabetizandos, para apresentar na avaliação da equipe e discutir o que fazer para solucionar os problemas apresentados pelos alfabetizandos. 
Após a explanação da Madalena, ela questionou a todos, se gostariam de uma formação continuada? Todos responderam que sim. Então, ficou decidido que será no dia 20/03/2024, quarta-feira, das 9h às 12h, no STJ. 
Juliana pediu que esperássemos a turma de alfabetização do meio dia, para vermos a entrega dos óculos a eles e assim o fizemos. Foi uma manifestação de alegria da parte deles, o recebimento dos óculos.








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