Na tarde de sábado (21/10/2023), de 14h30min às 17h, na sala 11 do bloco C do Centro de Ensino Fundamental 35, localizada na EQNN 01/03 Área Especial da Ceilândia Norte, aconteceu a reunião do Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor (Mopocem), a fim de discutir a seguinte pauta: a) Informes; b) Centro Integrado de Saúde - CIS; c) Avaliação das Eleições para Conselho Tutelar; d) Encaminhamentos. Gilberto Ribeiro do Nascimento coordenou e fez relatoria da reunião, que contou com a participação especial da estudante cubana do curso de Sociologia Anabel Antuña Alfonso, que está em intercâmbio com a estudante Kamilla Torres (FUP/UnB).
Contou também com a participação dos associados do Cepafre: Edimilson Melo Silva (coordenação do Mopocem e tesoureiro do Cepafre), Danielle Estrela Xavier (vice-presidente), Sandra Cordeiro da Silva (conselho fiscal), Anderson Natanel (coordenador pedagógico), José Lucas Estrela Xavier (alfabetizador) e Magnólia Moura (Cepafre/CMV); as professoras Dayani Galato e Micheline Marie Milhard da Faculdade de Ceilândia - FCE/UnB, o estudante João Vitor Lopes Lima Farias (UnB); os conselheiros de Saúde Ceilândia Gleuça Marculino de Lima e Ailton Velez de Silva; a ilustre participação da Deputada Federal Érika Kokay (PT/DF) e os (as) assessores (as) parlamentares: Nelson Moreira Sobrinho (Chico Vilante/PT), Mônica dos Santos (Gabriel Magno/PT), Marcos Machado (Ricardo Vale/PT); os moradores de Ceilândia: professor João Molevade, Brenda M. dos Santos, Estefany Rosas dos Santos, Heitor Estrela Rodrigues (11 anos), Itamar Oliveira, Ernandes de Oliveira, Brida Luiza C. Braga, Edilson Barbosa (Movimento Orgulho Autista Brasil - MOAB). Por motivo de força maior, a Ivanete Silva Santos da coordenação do Mopocem não pode participar.
Após a autoapresentação, houve uma inversão de pauta e a professora Dayani Galato fez a exposição sobre o Centro Integrado de Saúde - CIS, projetado pelo data-show. Esclareceu que o CIS tem como missão ofertar serviços e processos de atenção à saúde centrados na pessoa, família e comunidade, além de formar profissionais qualificados e fomentar o desenvolvimento científico, tecnológico e inovação, por meio da indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão. Tem como visão ser um centro de excelência em saúde e referência na qualidade de prestação do cuidado para a população da Regional Oeste que compreende as cidades de Ceilândia e Brazlândia. A iniciativa de propor a construção de um prédio para compor o CIS partiu de um grupo de professores dos cursos da saúde da FCE/UnB que, desde 2008 atua com atividades relacionadas à saúde para essa população, observando os indicadores dessas atividades foi evidenciado uma demanda reprimida em cuidado e atenção à saúde. A professora destacou que o local da construção do prédio do CIS será em uma área de 4000 m², logo na entrada da FCE/UnB. Após exposição da professora o estudante de arquitetura, João Vitor fez uma breve fala sobre o seu projeto arquitetônico do prédio do CIS, uma vez que faz parte do seu trabalho e conclusão de curso - TCC. Após a exposição foi aberta a palavra aos participantes fazerem perguntas, porém, antes a Deputada Federal Érika Kokay comentou sobre as emendas parlamentares para custear uma obra desse porte avaliado em 25 milhões de reais, destacou que é necessário fazer uma emenda de bancada e conforme o cronograma da obra poderá ser disponibilizada parte dos recursos.
Após as diversas perguntas e esclarecimentos realizados foi passado para o os Informes: Edmilson informou que, pela manhã, foi realizada uma reunião na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) composta por várias entidades de movimentos populares do DF. A Fiocruz pretende financiar projetos demandados pelos movimentos e foi formada uma Diretoria de Projetos a qual ele faz parte para gerenciar essa ação. Danielle Estrela informou que no dia 11/10/2023 será realizado um debate do Cepafre com a participação do Prof Erlando Rêses que coordena o projeto de Formação de alfabetizadores de Jovens, Adultos e Idosos e defesa da Democracia. Magnólia informou da roda de conversa referente ao Centro de Memória Viva (CMV) que acontecerá no dia 18/11/2023 também no Núcleo de Extensão da UnB em Ceilândia. Como encaminhamento será realizada uma contagem regressiva para o lançamento da pedra fundamental da construção do prédio do CIS na FCE/UnB, o dia previsto 27/03/2024, no aniversário de Ceilândia. Dado o avançado da hora e uma tempestade de chuva prestes a acontecer a Avaliação das Eleições para Conselho Tutelar será realizada em outra reunião. Ao final foi tirada a “foto oficial” e todos (as) participaram do lanche coletivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário