terça-feira, 24 de outubro de 2023

Debate no CEM 02 de Ceilândia com a estudante cubana Anabel Alfonso - 23/10/2023

Na manhã de 23/10/2023 (segunda-feira), foram realizados dois debates com estudantes do segundo e terceiro ano do Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia (CEM 02) com a participação da estudante universitária Anabel Antuña Alfonso, estudante do curso de Sociologia do CMLK e Presidente da FEU em Cuba, sob a coordenação do professor aposentado da SEEDF Pedro Lacerda e com a participação de Magnólia Moura representando o Cepafre/CMV-Ceilândia.


De acordo com o Prof. Pedro Lacerda "foi um momento de rico aprendizado em que os nossos jovens puderam aprender um pouco da realidade da nossa ilha rebelde e revolucionária [Cuba]. Os estudantes perguntaram sobre a cultura cubana, sobre  política e o regime de governo, sobre a saúde, educação e o cotidiano dos jovens, dentre outras coisas. Anabel demonstrou conhecer e amar o seu país e nós ficamos encantados com a sua tranquilidade e simpatia. Fiquei muito feliz por participar deste momento".

Foram realizadas duas sessões. Ela conversou com uma turma de estudantes do Ensino Médio, das 8h às 10h, depois, foi realizado um intervalo e, em seguida, conversou com mais duas turmas, das 10h15 às 12h. 

O Cepafre agradece à direção do CEM 02, na pessoa do vice-diretor Neemias, dos professores Gildenor e Nunes e da professora Mayara, que deram todo apoio para que fosse possível acontecer.

Esta atividade faz parte da contribuição do Cepafre na programação do Intercâmbio entre estudantes universitárias de Brasil e Cuba, cuja proposta foi elaborada pela Faculdade UnB Planaltina - Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Brasília (FUP/PPGMADER/UnB), Núcleo de Estudos Cubanos do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Nescuba/CEAM/UnB) e o Centro de Educação Paulo Freire (Cepafre) em Ceilândia/DF, no Brasil, em articulação com o projeto “Rincão do Brasil em Cuba. Memorial Hélio Dutra”, coordenado pela Profa. Dra. Maria Auxiliadora César da UnB, o Centro de Estudos Martianos (CEM) e o Centro Martin Luther King (CMLK), em Cuba.


A proposta corresponde à Meta 3 do Projeto Memória e História da Educação de Jovens, Adultos e Idosos Trabalhadores – Pegadas de Paulo Freire, cujo objetivo é propiciar que estudantes graduandos do Brasil e de Cuba participem de atividades orientadas nos respectivos países, implicando na vinda de estudante graduando de Cuba para o Brasil e a ida de estudante graduando do Brasil para Cuba. A orientadora da estudante brasileira em Cuba será a professora Marilin Peña Pérez, pesquisadora do CMLK, e o orientador da estudante cubana no Brasil será o professor Joaquim A. P. Pinheiro da FUP/UnB, no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formação continuada do curso de Formação Inicial para Alfabetizadores(as) e Educação de Jovens, Adultos e Idosos - 06/12/2024

Na noite de 06/12/2024 (sexta-feira), às 20h, iniciamos mais uma noite de formação continuada. Durante o encontro, Madalena compartilhou inf...