Na manhã do dia 23 de setembro de 2023 (sábado), foi realizado no Núcleo de Práticas Jurídicas (Decanato de Extensão da UnB) de Ceilândia, o “II Fórum Sociocultural Polo UnB Regional Ceilândia”.
A solenidade iniciou-se com as boas-vindas da professora Carla Targino, Coordenadora do Polo de Ceilândia, em seguida ela passou a palavra para vários convidados que ali estavam: Professora Olgamir Amância Ferreira, Decana de Extensão, Professora Sílvia Ribeiro de Souza, Coordenadora dos 5 Polos de Ceilândia, Leandro Grass - presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Deputado Distrital Max Maciel.
Maracatu- Grupo Baque Dandalum
Rap- Mc Docinho
Rap- Dj Li e Mc Dudu
Durante a apresentação cultural, acontecia a musicalização infantil (sala programada).
Ao término das apresentações, a professora Sílvia direcionou as pessoas para participarem dos projetos que estavam distribuídos em várias salas do NPJ, que foram:
•Projeto: Jogos Interpretativos e Economia Criativa - baseada na inovação e na criação de valor, tendo cultura e criatividade como matéria-prima.
•Projeto: Memória e História da Educação de Jovens, Adultos e Idosos Trabalhadores – Pegadas de Paulo Freire.
•Projeto: Economia Cooperativa de Reciclagem na Estrutural – Reciclagem de plásticos com impressora 3D.
•Projeto: Triagem Auditiva, Escolares e Ocupacionais - Conscientização pelo ruído – hereditariedade para problemas auditivos.
•Projeto: Lei Maria da Penha – Assistência jurídica e psicológica - Prevê mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, além de medidas de proteção e assistência às mulheres em situação de violência.
•Projeto: Formação para Alfabetizadores de Jovens, Adultos e Idosos em Defesa da Democracia. (Centro de Educação Paulo Freire).
•Projeto: Nutrindo o Corpo e o Meio Ambiente – Promover a erradicação da fome e evitar o desperdício de alimentos e melhorar a relação da comunidade com o Meio Ambiente.
•Projeto: Centro de Educação, Desenvolvimento e Inovação de Produtos para a Saúde (CEDIPS) ECO PRINT – Técnica sustentável que utiliza de calor e contato para imprimir as cores e as formas das plantas para a fibra do tecido – técnica 100% sustentável.
•Projeto: Centro de Educação, Desenvolvimento e Inovação de Produtos para a Saúde (CEDIPS) Sabão barra e sabão líquido.
•Projeto: Brinquedoteca – Musicalização e Audiologia nas Escolas.
•Projeto: REPEAMI - Alfabetização Midiática Informacional à Saúde da Mulher.
Os projetos foram bem organizados e ministrados pelos estudantes da UnB, à medida que as pessoas circulavam durante o evento, o lanche era servido.
Em tempo posterior, as professoras Sílvia Ribeiro de Souza e Carla Targino, convocaram os convidados com o objetivo de reunir seus membros para a sessão plenária. Foi decidida à eleição, 2 membros para o Conselho.
Os candidatos foram:
1.Madalena Torres – Ceilândia
2.Anderson Natanael - Ceilândia
3.Edemi Moreira – Ceilândia
4.Mayara Coelho – Taguatinga
5.Goete Pires – Ceilândia
6.Ana Cristina – Estrutural
Os (as) candidatos(as) apresentaram as seguintes propostas:
•Candidato(a) nº1- Apresentou como proposta, a possibilidade de oftalmologistas para a Educação de Jovens e Adultos.
•Candidato(a) nº 2 – Investimento na cultura, parceria com a Universidade de Brasília como apoio na construção de teatro e cinema e Educação Ambiental para criação de hortas comunitárias em ambientes isolados que servem como “depósitos de lixo”, em especial os becos das escolas públicas.
•Candidato(a) nº 3 – Fomento e programas de Educação Ambiental, melhoria dos espaços urbanos e ocupação desses espaços.
•Candidato(a) nº 4 – segurança, mobilidade, projeto para dentro das escolas públicas, reforma do Teatro da Praça, apoio aos projetos comunitários.
•Candidato(a) nº 5 – Direitos e deveres do Cidadão, incentivar a população de Ceilândia sobre quais seus direitos e deveres diante a Constituição Brasileira – participação geral da população incluindo as crianças.
•Candidato(a) nº 6 – Regularização da Vila Santa Luzia: saneamento básico, asfalto, saúde, segurança, educação.
Após o término das propostas, foi realizada a votação que ficou da seguinte forma:
Madalena Tores - 26 pontos
Anderson Natanael - 32 pontos
Edemi Moreira - 14 pontos
Mayara Coelho - 17 pontos
Goete Pires - 24 pontos
Ana Cristina – 31 pontos
O resultado final se deu da seguinte forma:
Titulares: Anderson Natanael
Ana Cristina
Madalena Torres
Suplentes: Edemi Moreira
Mayara Coelho
Goete Pires
Concluída a plenária, a professora Carla Targino fez as considerações finais e todos seguiram caminho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário