segunda-feira, 3 de julho de 2023

Reunião de Formação Pedagógica – (30/06/2023)

Na noite de 30/06, de 19 às 22h, ocorreu a reunião de formação dos alfabetizadores e alfabetizadoras, momento em que todos(as)  expuseram  suas experiências no Círculo de cultura e suas dificuldades. Ana Paula (E.C 47) relatou que aplicou as atividades entregues na semana passada a 20 alfabetizandos frequentes. Na quinta-feira, realizou uma festa junina com comidas típicas.  Os alfabetizandos, Vitor e Thaís foram encaminhados para a EJA no CEF 13, escola mais próxima de suas residências, por conta do nível de conhecimento que apresentam. Realizou a leitura do livro “Paulo Freire – uma biografia em quadrinhos”, da autora pernambucana Thuca Kércia, ilustração de Américo Filho. Foi detectado que alguns alfabetizandos conseguem descobrir a palavra por meio do celular, então foi realizada uma atividade em que não poderiam usar o aparelho. Devido à diferença de aprendizagem deverão ser realizadas atividades diferenciadas para os alfabetizandos com maior ou menor dificuldade.  A maioria dos alfabetizandos do círculo da alfabetizadora são trabalhadores da usina de reciclagem.


Goete Borgonha (E.C 45) relatou que 20 alfabetizandos são frequentes, Raquel que pertencia ao círculo  de cultural foi encaminhada para a EJA, a turma apresenta facilidade na pronúncia e escrita das palavras da ficha de descoberta.
Márcia Ferreira chegou expôs que a turma dela está bem empenhada no processo de ensino-aprendizagem devido às revisões, mas que maior a dificuldade é por conta de que não estudam em casa as fichas de descoberta trabalhadas no Círculo de cultura. Maria Madalena apresentou como introduzir a escrita da história da cidade contada pelos alfabetizandos.  Imagens do início de Ceilândia e uma imagem de uma cozinheira, a qual deram o nome de Fátima,  cria-se coletivamente um bilhete que dizia “Fátima, estou chegando”, com o nome da Ana Paula, alfabetizadora da EC 47. Foram relatados quais os elementos que um bilhete deve ter tais como data, local e nome de quem escreveram.Em seguida, entregou fotos da história de Ceilândia, a caixa d’água e a Feira Central. 
Construímos coletivamente a história a partir das fotos, pondo vírgula acentuação, e noções de ortografia.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem ao Incansável Euripedes Camargo - 28/09/2024

No dia 28 de setembro de 2024, às 15h, foi realizada uma emocionante homenagem a Eurípedes Pedro Camargo, que foi idealizada pelo Centro de ...