Na noite de 01/06/2023 (quinta-feira), às 19h, ocorreu a visita de acompanhamento pedagógico ao Círculo de Cultura da Escola Classe 47, localizada na na EQNP 22/26 - Área Especial – Setor P. Sul, Ceilândia-DF, conduzida pela alfabetizadora Ana Paula.
No primeiro momento, foi apresentado o primeiro cartaz com a imagem da palavra geradora "televisão" para estimular o debate. Em seguida, foram trabalhados os outros cartazes, com a leitura mais detalhada das famílias silábicas no quadro. A alfabetizadora fez a leitura individual e coletiva com os alfabetizandos e, depois, solicitou que formassem palavras.
Uma alfabetizanda formou a palavra "tisão", contudo, quando ela disse o significado da palavra, a alfabetizadora conduziu a correção para a alfabetizanda perceber que a palavra se escreve "tição". Ao fazer a leitura coletiva, foi percebido o equivoco porque a letra S no meio das vogais tem som de Z e, a partir daí, foi detectado que a palavra se escrevia com Ç. Surgiu o questionamento se usar a palavra "tição" é um preconceito e foi ponderado que dependendo do contexto, sim.
Márcio formou "São Vito", porém, com a correção, ficou "São Vitor". Surgiu também "São Vicente" e "lousa" que ao ser mencionado o significado, foi corrigida para a palavra "louça".
No segundo momento, o coordenador Anderson explicou como funciona a Educação de Jovens e Adultos e Ana Paula falou sobre os cursos profissionalizantes.
Em seguida, foi trabalhada a palavra geradora "lixo", com o mesmo processo do debate e leitura coletiva e individual da ficha de descoberta (famílias silábicas). Os alfabetizandos falaram que a higiene é resultado da consciência das pessoas e Ana Paula disse que a maioria das pessoas não separa o lixo corretamente.
Após o debate, os alfabetizandos formaram palavras com as famílias silábicas. Dona Luiza formou "luxo" e os demais alfabetizandos formaram: "Xuxa", "laxante" e outras. A alfabetizadora ensinou sobre o uso da consoante "X" para os alfabetizandos bem como das vogais e das outras consoantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário