Na noite de 22/06, de 19h às 21h30min, Maria Madalena informou sobre a reunião do Polo de Extensão da Ceilândia, sobre a destinação de cada sala do Polo, a sala Maria da Penha será destinado ao um auditório, haverá laboratório de informática comportando 8 computadores, brinquedoteca, sala de leitura e como solicitar recursos para os projetos. Os memorandos de cada projeto de extensão deverão ser entregues até o dia 30 de julho de 2023.
Haverá um encontro com a reitora no qual todos deverão participar, bem como da “semana universitária”.
Foi definido coletivamente que o recesso iniciará no dia 16 de julho e se encerrará no dia 31 julho.
O coordenador Anderson Natanael apresentou uma atividade de ordenamento de frases que serão trabalhadas nos círculos de cultura. O professor Goete Pires e a Onília Martins expuseram no quadro sílabas que podem ser ligadas às dificuldades fonéticas apresentadas pelos alfabetizandos. Em seguida, foi recomendado aos alfabetizadores(as) que formem palavras com essas sílabas. Foi apresentado listas de palavras correspondentes à festa junina, supermercado etc. Madalena Torres apresentou o portfólio de uma turma de 2004, em que tinha figuras recortadas e coladas em folhas A4 que atualmente se encontra no Centro de Memória Viva (CMV), coordenado pela Magnólia Moura.
Ana Paula Lopes relata que o coordenador deve aplicar uma atividade para a turma e ser mais extrovertido e participativo. Madalena Torres ressaltou sobre a importância das figuras do observador e do coordenador pedagógico que, muitas vezes, agrada uns e desagradam outros. Se o coordenador chega e começa a falar é um problema e se fica no fundo da sala também é problema por isso, coletivamente, é preciso encontrar o equilíbrio. Advertiu para os alfabetizadores informarem a importância e a função do coordenador e observador pedagógico nas turmas.
Madalena informou que o presidente Waldek Batista irá entregar, pessoalmente, as camisetas nas turmas. José Lucas, Goete e Onília dizem que a presença do coordenador e observador são ótimas para o trabalho pedagógico no Circulo de Cultura.
Madalena sugeriu trabalhar com revistas e jornais, recortar palavras, organizar listas de palavras com as dificuldades fonéticas e de escrita no quadro e formar frases, estimulando a consciência fonêmica de cada alfabetizando. Dessa maneira, para identificar a letra S com o som de Z, deve-se organizar uma lista de palavras como CASA, ROSA, PROSA, CAMISA, CAMISETA, VASO etc.
Na sequência, alfabetizadores(as) comentaram sobre a historia em quadrinhos já mencionada nesse texto. Ressaltaram o quanto Paulo Freire foi corajoso por continuar o trabalho e as ideias mesmo com todas as perseguições no período da ditadura e o quanto sofreu por não conseguir voltar para os seus costumes e a vida no Nordeste do Pernambuco, onde nasceu.
Participaram dessa formação: Ana Paula(EC 47), Anderson Natanael(Coordenador Pedagógico), Danielle Estrela (Diretora), Goete Borgonha(EC 45), Cláudia (irmã da Ana Paula), José Lucas (CEF 27), Márcia Ferreira (CEF 34), Maria Madalena (direção do Cepafre) e Onília Martins (CEF 427).
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